Retrospectiva do cineasta polonês Andrzej Waldja

Programação exibirá 11 obras de destaque da filmografia do diretor

Para celebrar os 85 anos do premiado cineasta Andrzej Waldja, completos no começo deste ano, o MIS, em parceria com o Consulado da Polônia, promove entre os dias 25 e 30 de novembro uma retrospectiva especial com a exibição de 11 longas-metragens do diretor polonês.

Contemplado com mais de 90 prêmios internacionais – dentre eles o Oscar pelo conjunto da obra (2000) e a Palma de Ouro em Cannes pelo filme “O Homem de Ferro” (1981) – o diretor é reconhecido pelo trabalho multifacetado, que transita por obras tanto de cunho social e político, quanto de tom lírico e poético.

Abaixo, o Catraca Livre separou alguns destaques da programação: Senhor Tadeu (1999), baseado na epopeia do escritor Adam Mickiewicz;  Cálamo (2009), um dos filmes mais recentes do diretor, a adaptação de  um conto do renomado escritor Jaroslaw Iwaszkiewicz; e Korczak (1990), uma das principais obras do diretor que retratam a ocupação nazista na Polônia durante a Segunda Guerra Mundial.

Confira a programação completa da retrospectiva no site do museu.

Senhor Tadeu

Dia 25/11

Às 19h30

Senhor Tadeu / Pan Tadeusz  (Polônia, 1999, 147minutos, cores, legendas em português)

Obra baseada no texto cheio de saudade e lirismo do escritor polonês Adam Mickiewicz. Em 1834, dez  anos depois de uma emigração forçada no exterior, realizou um longo poema, mostrando a visão de um derradeiro mundo aristocrata, tornando pública uma imagem contemporânea dos poloneses e da Polônia.

http://www.youtube.com/watch?v=Vq-VmzcJa3Y&feature=results_video&playnext=1&list=PL193D7EAAD92212ED

Dia 27/11

Às 15h

Cálamo / Tatarak (Polônia, 2009, 83 minutos, cores, legendas em português)


“Cálamo” é um filme baseado em um conto de Jaroslaw Iwaszkiewicz, renomado escritor polonês. A princípio uma história sutil e tocante sobre um amor impossível, no entanto, o diretor vai mais fundo, criando um conto multidimensional sobre o sentimento, que chega tarde demais, e sobre a morte, que sempre chega cedo demais.

Korczak

Dia 30/11

Às 17h

Korczak / Korczak (Polônia, 1990, 113 minutos, cores, legendas em português)

Obra que traz à tona assuntos sociais e políticos delicados da história da Polônia. O filme retrata a vida de Janusz Korczak, escritor, pedagogo e amigo das crianças. Passou três anos da guerra com as crianças do orfanato no Gueto de Varsóvia e em um esforço heróico tentou garantir que tivessem uma existência com um mínimo de dignidade.

Por Redação