Mostra com filmes de Almodóvar no Sesc Ipiranga

Por Redação
25/02/2010 12:26 / Atualizado em 28/02/2010 17:13

Um dos aspectos mais interessantes presentes nos filmes do cineasta espanhol Pedro Almodóvar é a presença contundente da mulher que, apresentada de modo dramático, revela diferentes facetas que envolvem o universo feminino.

As personagens, interpretadas por grandes atrizes, colaboram para uma reflexão original sobre o papel da mulher no mundo contemporâneo. Em março, o Sesc Ipiranga apresenta alguns filmes de Almodóvar que traduzem um pouco desse universo.

divulgaçãoFoto de Almodóvar
Foto de Almodóvar

Confira a programação:

Labirinto de Paixões

Uma cidade incômoda, selvagem e divertida. Almodóvar recorre ao universo underground da época também nas cenas musicais. Trata-se de uma comédia cheia de caricaturas, como Fábio (Fany McNamara) que rouba a cena logo no início do filme. Almodóvar ainda faz uma participação notável no filme, como o diretor da novela em que Fábio atua.

Nela decorre uma história de amor invulgar, entre uma jovem ninfomaníaca e o filho homossexual de um imperador árabe. Ela, membro de um violento grupo musical, e ele, mais preocupado com os cosméticos e com os homens, são o fio condutor de uma série de relações entre as personagens mais diferentes que se podem encontrar. Música, violência verbal, perseguições, paixão, sexo e… acima de tudo o amor e as suas dificuldades.
Dia 03/03. Quarta, às 20h.

Maus Hábitos

O filme ironiza a pureza e a dedicação das freiras de um convento. Yolanda Bel, uma cantora de cabaré que perde o namorado de forma violenta, não vê mais sentido na vida além de servir a Deus.

Ela se interna no convento das “redentoras humilhadas”, um retiro espiritual para freiras que já foram prostitutas, assassinas, cafetinas, entre outras profissões marginalizadas.

Para compensar os pecados elas se chamam de “Irmã Esterco”, “Irmã Rata de Porão”, entre outros codinomes muito estranhos. E, como ninguém é de ferro, as freiras não abandonaram os vícios de antigamente como a cocaína, os bordéis entre outros perigosos hábitos.
Dia 10/03. Quarta, às 20h.

Que fiz eu para merecer isto

Gloria é uma dona de casa infeliz, que é casada com Antônio, um motorista de táxi grosseiro e infiel. Ela é obrigada a trabalhar incessantemente para sustentar a família, que é ainda composta por um filho traficante, uma sogra exploradora e outro adolescente, que ela decide vender ao seu dentista.

Para completar Gloria, que é viciada em remédios para dormir, entra numa fase de abstinência e passar a perder o controle.
Dia 17/03. Quarta, às 20h.

A Lei do Desejo

Quando seus pais se separam, Tino, que foi molestado por seu pai, faz uma cirurgia e se transforma em Tina (Carmem Maura). Seu irmão Pablo, cineasta que usa muita cocaína, tenta seduzir um moço, mas um crime muda a vida dos três. Enquanto isso, Tina mantém relação amorosa com o pai, sem seu irmão saber.
Dia 24/03. Quarta, às 20h.

Ata-me

Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está gravando um filme de terror “B” que está sendo dirigido por Maximo Espejo (Francisco Rabal), um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas.

Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pai dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.
Dia 31/03. Quarta, às 20h.