Filmes “O Santo Popstar” no Instituto Cervantes

Sequência de longas traz as aventuras de El Santo, herói popular mexicano

Do dia 7 a 12 de fevereiro, o Instituto Cervantes de São Paulo recebe a mostra de filmes “O Santo Popstar”, que exibe uma série de longas sobre o herói popular mexicano El Santo. A entrada é gratuita. No sábado, será realizada uma maratona com início às 9h, já as exibições anteriores acontecem sempre às 19h30.

Em 2011, o IC de São Paulo dedica seu espaço para o debate e reflexão a respeito do medo. Como elemento constituinte da subjetividade humana, o medo guia e ao mesmo tempo condiciona a sociedade. Desde o medo da morte até o medo de reconhecer as próprias limitações, as atividades propostas vão questionar o porquê de uma civilização tão fragilizada.

divulgação
Para o povo mexicano, o herói representava a justiça social.

Para iniciar o ano “do medo”, a mostra de filmes resgata as histórias do herói El Santo, que se tornou popular nos anos 50 por ser o símbolo da justiça para os “homens comuns”. O personagem fazia nascer a esperança que superaria os medos da população.

No primeiro dia, 7 de fevereiro, Felipe Ehrenberg apresenta o ciclo do evento. Em seguida, a programação de filmes tem início, confira:

7/02

No primeiro dia, 7 de fevereiro, Felipe Ehrenberg apresenta o ciclo do evento. Em seguida, o primeiro filme é exibido.

“Anônimo Mortal” (1972)

Produção: Producciones Jiménez Pons Hermanos, S.A.

Duração: 87 min.

Diretor: Aldo Monti.

Roteiro: Carlos Enrique Taboada.

Fotografia: Ricardo Carretero.

Elenco: El Santo, Tere Velázquez, Jorge Radó, Sasha

Montenegro.

Sinopse: Depois de uma série de assassinatos, o inspetor Ponce e o detetive Rocha começam uma investigação para encontrar os culpados de tais crimes. Até agora as únicas pistas são cartas anônimas que as vítimas receberam dias antes de suas mortes. Preocupado por ter recebido a mesma carta, o empresário Mario Gaos decide entrar em contato com o Santo, já que ele é a única pessoa que pode salvá-lo. Santo e seus dois colegas, Yvette e Pablo, começam a investigar a relação que existe entre as vítimas e a origem nazi dos assassinos.

8/02

“Santo e Blue Demon Vs Os Monstros” (1969)

Produção: Cinematográfica Sotomayor.

Duração: 82 min.

Diretor: Gilberto Martínez Solares.

Roteiro: Rafael García Travesi.

Fotografia: Raúl Martínez Solares.

Elenco: El Santo, Blue Demon, Adalberto Martínez Resortes.

Sinopse: Esplêndida e divertida jóia do cinema fantástico mexicano no qual o Mascarado de Prata e o Demônio Azul fazem uma dupla para enfrentar a mais pavorosa galáxia internacional de monstros em uma trama de riso louco que inclui um sábio louco, geniais laboratórios falsos, um anão malévolo, a namorada do Prateado e um clone maligno do El Manotas. Neste universo de humor involuntário, só parece estranha a presença de um monstro a mais: essa mutação do Monstro da Lagoa Negra com Topo Gigio do filme O Pântano das almas, com a qual, talvez, o bando de valentões poderia derrotar estas lendas mascaradas exemplares.

9/02

“Santo contra as Lobas” (1972)

Produção: Estudios Jiménez Pons Hermanos, S.A.

Duração: 83 min.

Diretor: Jaime Jiménez Pons e Rubén Galindo.

Roteiro: Jaime Jiménez Pons e Ramón Obón.

Fotografia: Raúl Domínguez e Víctor Gaytán.

Elenco: El Santo, Rodolfo de Anda, Gloria Mayo, Jorge

Russek, Nubia Marti.

Sinopse: Uma nova era de maldade e destruição ameaça devastar a raça humana. Os lobisomens escolheram uma nova rainha, Luba, para liderar uma batalha contra o bem ao lado do rei dos homens-lobo, Licán. Luba sabe que para cumprir seus maléficos planos deve destruir as únicas pessoas que podem detê-la: o Santo e os irmãos Harker. Eric é assassinado, e o Santo fica condenado a carregar o peso da maldição dos lobisomens, depois de ser mordido por um deles. Os ataques vão revelando os segredos que envolvem a lua cheia e a estranha família do doutor Marcus, que sabem como salvar o Mascarado de Prata do seu nefasto destino. O Santo lutará incansavelmente contra estas fortes e assombrosas criaturas, antes que ele se torne um servo da noite e elimine as pessoas a quem jurou proteger.

10/02

“Santo e Blue Demon em Atlântida” (1970)

Produção: Cinematográfica Sotomayor.

Duração: 86 min.

Diretor: Julián Soler.

Roteiro: Rafael García Travesi.

Fotografia: Heberto Martínez.

Elenco: El Santo, Blue Demon, Jorge Radó, Rafael

Banquells, Agustín Martínez Solares, Silvia Pasquel.

Sinopse: Um velho cientista nazi conhecido como Aquiles ameaçou o mundo com um ataque nuclear se não o reconhecessem como o grande chefe. Isto significa que a humanidade será escravizada por ele e por uma nova raça de “amos”. A única esperança que resta à “Organização da Segurança do Planeta” é um artefato antinuclear desenvolvido pelo professor Gerard. O agente secreto Santo será designado para proteger o professor e seu invento. Em sua missão terá que enfrentar um perverso Blue Demon hipnotizado e uma grande quantidade de obstáculos e situações que o levarão a lugares cheios de maldade em sua incansável luta para salvar a Terra das terríveis garras do mal.

11/02

“Santo no museu de cera” (1963)

Produção: Filmadora Panamericana

Duração: 92 min.

Diretor: Alfonso Corona Blake

Roteiro: Fernando Galiana e Julio Porter

Fotografia: José Ortiz Ramos

Elenco: El Santo, Claudio Brook, Rubén Rojo

Sinopse: O doutor Karol serve de guia aos turistas que visitam seu museu de cera, onde há réplicas de Gandhi, Stalin, Pancho Villa e outros personagens. Por um pouco mais de dinheiro, é possível visitar o subterrâneo privado, onde convivem Frankenstein, Quasímodo, Lobisomem, o Fantasma da Ópera e outros monstros sagrados. O doutor ainda não tem uma Mulher Pantera e sempre tenta encontrá-la mas, como constantemente acontece, o Santo, que sempre está onde não é chamado mas onde mais precisam dele, trata de impedi-lo enquanto cumpre com suas obrigações no ringue, correndo o risco de se tornar parte da coleção do doutor.

12/02

Maratona

No último dia da mostra será realizada a maratona de filmes que exibe continuamente as aventuras de El Santo. A sequência tem início  às 9h e vai até às 21h.

Por Redação