Mostra de Repertório da Cia. Ópera na Mala no Teatro SESC Anchieta

A Cia. Ópera na Mala apresenta cinco espetáculos de seu repertório no Teatro Anchieta do SESC Consolação. São eles: Baú de Histórias, Contos da Princesa Noor, Mukashi Mukashi Era uma vez no Japão, As Joias De Krishna e Os Fantasmas da Ópera.

O grupo surgiu em 1998 da união de dois artistas múltiplos – Cris Miguel e Sérgio Serrano – que pretendiam fundir suas habilidades numa linguagem própria, dentro de um pensamento: tirar o máximo do mínimo. Daí o nome que é uma brincadeira sobre o paradoxo de um grande espetáculo multimídia dentro de uma mala.

Programação Completa:

BAÚ DE HISTÓRIAS: 4 de abril.

CONTOS DA PRINCESA NOOR: 11 de abril.

MUKASHI MUKASHI ERA UMA VEZ NO JAPÃO: 18 de abril.

AS JOIAS DE KRISHNA: 21 de abril.

OS FANTASMAS DA ÓPERA: 25 de abril.

Sinopses:

BAÚ DE HISTÓRIAS

O espetáculo é uma coletânea de algumas histórias contadas no programa “Baú de Histórias”, criado e interpretado por Sergio Serrano e Cris Miguel exibido na TV Cultura e TV Ratimbum. Utilizando bonecos de várias técnicas, teatro de sombras e muita música executada com instrumentos típicos, a dupla de contadores reinventa clássicos e contos de tradição oral de forma dinâmica e bem humorada.

CONTOS DA PRINCESA NOOR

Neste espetáculo, Cris Miguel encarna a figura desta princesa para contar belas histórias da tradição oral . “A lebre e o fim do mundo”, “O Búfalo Paciente” e “A Princesa Calada” são as fábulas que trazem de forma divertida e comovente valores como o respeito, a harmonia e a beleza no caminho da busca da verdade. A música executada ao vivo com instrumentos orientais como tabla, derbak, sitar, tampura, bodrán entre outros e a utilização de bonecos e teatro de sombra, buscam a comunhão com o público de todas as idades, no resgate da função ancestral de se contar uma história. Além de Cris Miguel e Sergio Serrano, o espetáculo conta com a participação especial de Valéria Zeidan, percussionista e cantora.

MUKASHI MUKASHI ERA UMA VEZ NO JAPÃO

São cinco histórias baseadas em contos tradicionais do Japão. As histórias apresentadas Issum Boshi – o pequeno polegar japonês; Hagoromô – o véu encantado; Tanabata Matsuri – O festival das Estrelas; Kazajisou – o chapéu de palha de Jizou e Urashimatarô e o paraíso do fundo do mar são reinterpretadas pela dupla de atores Cris Miguel e Sergio Serrano com música ao vivo com instrumentos tradicionais (shamisem e taiko), teatro de sombra, bonecos e brincadeiras.

AS JOIAS DE KRISHNA

O espetáculo tem na mitologia hindu o eixo em torno do qual são trazidas as lendas, músicas, dança e outros elementos da cultura indiana, filtrados por meio da linguagem da companhia, que mistura diversas técnicas no fazer teatral. Assim, a dança clássica indiana Odissi, a música ao vivo executada com instrumentos tradicionais, sitar e harmonium, são releituras da tradição a partir do ponto-de-vista da companhia. Krishna, Ganesha, Shiva e outras personagens deste fantástico universo são apresentadas ao público de forma descontraída e bem humorada, com bonecos e atores.

OS FANTASMAS DA ÓPERA

Um velho baú é resgatado de um naufrágio por um escafandrista. Dentro dele estão os pertences de uma Companhia de Ópera. Vestidos, perucas, chapéus e um velho gramofone, dividem o espaço com dois fantasmas, ilustres cantores das mais famosas óperas. Abandonados no fundo do oceano por muitos anos, estão agora libertos do esquecimento para contar e cantar as obras de Bizet, Mozart, Rossini e Verdi. Em cena Cristiane Miguel e Sergio Serrano interpretam os fantasmas, que contam esta história utilizando bonecos de várias técnicas. A música ao vivo (acordeon, bandolim, violino e cavaquinho), além dos arranjos feitos por computador, recriam as peças originais. O espetáculo busca resgatar e brincar com obras ao mesmo tempo tão populares e tão desconhecidas do público, trazendo um pouco do conteúdo de Carmen, A Flauta Mágica, O Barbeiro de Sevilha e outras de forma lúdica e bem humorada.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência (320 lugares).

Por Redação