Filmes com grandes diretores de fotografia ganham destaque
Os filmes da mostra são indicados para maiores de 16 anos
São deles os olhos que enquadram imagens e planos inesquecíveis nas produções cinematográficas. O diretor de fotografia tornou-se uma das funções que mais exigem sensibilidade poética pelo cuidado na escolha dos enquadramentos.
O Cine Olido contempla produções que tiveram grandes profissionais nesta função na mostra “Fotografia no Cinema: Grandes Diretores”, em cartaz entre 1 e 6 de maio, com entrada a R$ 1.
Gordon Willis, que retratou a nostálgica metrópole Manhattan em filme homômino de Woody Allen, e John L. Russell, diretor de fotografia do clássico “Psicose”, de Alfred Hotchcock, são alguns nomes que integram as produções da exposição.
Abaixo, você confere sinopses e trailers de dois filmes que integram a programação da mostra:
Manhattan
Dia 1, às 15h
Manhattan (EUA, 1979, 96′, fotografia por Gordon Willis, dir.: Woody Allen)
Com fotografia que destaca a simetria arquitetônica da metrópole americana, o filme traz Woody Allen no papel de um escritor de meia-idade que acaba se envolvendo com uma encantadora estudante de 17 anos. No meio deste situação, ele precisa aguentar as injúrias de sua ex-mulher, que escreveu um livro sobre momentos íntimos do casal e está na iminência de publicá-lo.
http://www.youtube.com/watch?v=cuU6XU0_Gfs
Apocalipse Now
Dia 4, às 15h
Apocalipse Now (EUA, 1979, 153′, fotografia por Nestor Almendros, dir.: Francis Ford Coppola)
O longa que faturou a estatueta do Oscar na categoria de Melhor Fotografia, em 1979, apresenta a saga de Willar (Martin Sheen) um capitão que no meio da guerra do Vietnã, mergulha nas matas da selva do Camboja para procurar o capitão Kurtz (Marlon Brando). Durante esta busca, ele se depara com situações estarrecedoras que marcarão sua vida em definitivo.
http://www.youtube.com/watch?v=yjw5831gMSo&feature=fvst