Mostra fotográfica revela Japão após Tsunami

A proposta é levar o espectador a uma reflexão sobre o primeiro ano após a tragédia de 2011 sob o ponto-de-vista da formação de novas relações comunitárias

O jornalista carioca Roberto Maxwell, radicado no Japão, apresenta a mostra “Kome – Pós-desastre e reorganização comunitária no Nordeste do Japão”, na loja Japonique, a Nila Madalena.  Em cartaz até o dia 25, a mostra tem entrada Catraca Livre.

As fotos, em preto-e-branco, representam imagens estáticas encontradas em diversas áreas de Tohoku, atingidas pelo Tsunami, em viagens realizadas por Maxwell durante os meses de março e abril de 2012.

A mostra também conta com vídeos, que revelam histórias de personagens que vivenciaram a tragédia e que se engajaram em ações de formação de novas comunidades.

A exposição conta com apoio da Japonique, Associação Cultural e Assistencial da Liberdade (ACAL) e Danilo Tomic. Antes de chegar a São Paulo, ela passou por Porto Alegre (Casa de Teatro) e Recife (Espação Peligro).

Curiosidade

“Kome” é “arroz”, em japonês. As sociedades asiáticas tem uma forte relação com o arroz que exerce um poder aglutinador nessas sociedades.

Os japoneses comem o arroz em praticamente todas as refeições. Puro, servido como sushi, em bolinhos — o onigiri — e, até mesmo, como doce.

A seguir, algumas fotos da mostra:

Por Redação