Mostra “Horror no Cinema Brasileiro” resgata títulos raros do gênero na Cinemateca
Em setembro, três longas raros ganham destaque na programação do espaço
No mês de setembro, as telas da Cinemateca Brasileira enaltecem a produção nacional de um gênero ainda pouco desenvolvido no país, pela mostra “Horror no Cinema Brasileiro”, que fica em cartaz entre 21 a 26 de setembro, com ingressos até R$ 8.
Em sessões mensais às sextas-feiras e reprises às quartas, o evento cultua três produções raras: “O Anjo da Noite”, de Walter Hugo Khouri, “O Sósia da Morte” de João Ramiro Mello e “A reencarnação do sexo” de Luiz Castellini.
Pouco exibidos no país, o público da capital paulista pode entrar em contato com estes títulos que acentuaram importante vanguarda para este eixo cinematográfico.
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
- Como aliviar os sintomas de depressão com estes aromas
- Valle del Elqui: o paraíso chileno ensolarado que une natureza, vinhos e astroturismo
Confira detalhes das produções nas abas abaixo:
O Sósia da Morte
Dia 22, às 2h
O Sósia da Morte (Brasil, 1975, 85′, dir.: João Ramiro Mello)
A relação aluno e professor transcende ao aprendizado. No longa, um professor casado mantém relacionamento casual com uma aluna. Sua vida seguia tranquila até o momento em que um sósia começa a segui-lo e passa a descontar cheques em seu nome. Desesperado, ele contrata um detetive para investigar o caso. Logo depois, o homem é assassinado e o professor se torna o principal suspeito do crime. Fotografia de Hélio Silva. Música de Milton Nascimento.
O Anjo da Noite
Dia 21 às 00h, e dia 26 às 20h30
O Anjo da Noite (Brasil, 1974, 84’, dir.: Walter Hugo Khouri, classificação indicativa: 16 anos)
Com trilha sonora assinada por Rogério Duprat – ícone da sonoridade tropicalista -, a trama, uma jovem estudante é contratada para tomar conta dos filhos de um casal, dono de uma misteriosa mansão em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Na primeira noite de trabalho, sua tranquilidade começa a ser perturbada por telefonemas ameaçadores.
A Reencarnação do Sexo
Dia 22, às 4h
A Reencarnação do Sexo (Brasil, 1981, 88’, dir.: Luiz Castellini, classificação indicativas: 16 anos)
O longa de Castellini nos apresenta um pai de família que não suporta o romance entre a filha e um empregado. Furioso, ele executa o rapaz numa emboscada.Em um macabro ritual, ele enterra a cabeça do rapaz num vazo, e pouco tempo depois, curiosamente sua filha também morre.os espíritos dos dois jovens retornarão para assombrar o velho.