Mostra no Conjunto Nacional traz retrato da população brasileira de diferentes cidades do interior
A exposição “Cumplicidade – 20 anos de reportagem, 20 fotógrafos – Olhares para o Brasil e Brasileiros” de fotojornalismo estará aberta ao público de 5 a 21 de abril, no Centro Cultural do Conjunto Nacional, das 7h às 22h, com entrada gratuita. A mostra, organizada pelo jornalista Bernardino Furtado, ilustra suas memórias de viagens pelo interior do Brasil com 20 fotógrafos.
“A ideia nasceu da vontade de apresentar uma reflexão das reportagens que fiz nesses anos de carreira junto com grandes fotógrafos parceiros. Para a exposição, selecionei imagens que marcaram o meu trabalho com foco em pessoas anônimas, como pequenos agricultores e trabalhadores de diversas regiões do País”, explica Bernardino.
A exposição será composta de 40 ampliações em papel fotográfico das imagens feitas pelos 20 profissionais parceiros. A mostra terá ainda dois painéis com oito imagens que compõem uma espécie de mini álbum de recordações das viagens. Além da exposição, o projeto tem um livro sob o mesmo nome com 120 páginas e estão sendo destinados a bibliotecas e escolas públicas de aproximadamente 80 cidades de 15 estados.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Com patrocínio da Fiat Automóveis – por meio da Lei Rouanet – o projeto inclui o blog www.cumplicidade.org, onde podem ser conferidas histórias de experiências do jornalista. As imagens foram produzidas para reportagens aos grandes jornais do País.
“A Fiat apoia projetos que contribuem com a democratização do acesso à cultura para diferentes públicos. Por essa razão, o ‘Cumplicidade’ revela pessoas, lugares e situações que, possivelmente, muitas pessoas desconhecem”, diz Marco Antônio Lage, diretor de Comunicação Corporativa da Fiat.
Uma primeira exposição foi realizada entre 28 de janeiro e 28 de fevereiro no Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte – MG.