Mostra “Tempo de Escola” no Sesc Interlagos

Por Redação
11/08/2010 14:54

Dias 21, 22 e 29 de agosto o Sesc Interlagos recebe a mostra de cinema “Tempo de Escola”.

A proposta da mostra é fazer pensar que papel a escola desempenha na vida de estudantes, professores, famílias, sociedades. Os três filmes retratam o ambiente escolar em seu caráter contraditório: ao mesmo tempo em que é espaço de descobertas e alegrias, é palco de conflitos entre classes e gerações.

Veja a programação completa:

Machuca
(Titulo original: Machuca, Dir: Andrés Wood, Chile/Espanha/Reino Unido/França, 2004, Drama, 121 minutos) Chile, 1973. Gonzalo Infante e Pedro Machuca são dois garotos de 11 anos que vivem em Santiago. O primeiro, numa bela casa situada num bairro de classe média. O segundo, num humilde povoado ilegal instalado a poucos metros de distância da escola. Com o intuito de construir uma sociedade mais justa o padre McEnroe (Ernesto Malbran), diretor de um colégio particular de elite onde Gonzalo estuda decide fazer uma integração entre estes dois universos, abrindo as portas do colégio para os filhos das famílias do povoado. Teatro. A partir de 12 anos.
21/08 Sábado, 11h.

Vida de Menina
(Brasil, 2005, Ficção, Drama, Colorido, 102 minutos)
O filme acompanha três anos (1893-1895) da vida da adolescente Helena, em um momento crítico de sua vida, quando começa a lutar para conquistar sua liberdade e integridade. Tendo como pano de fundo um Brasil que acaba de abolir a escravatura e proclamar a República, a jovem começa a escrever seu diário, revelando seu universo e um país que adolesce junto com ela. É nesse diário que Helena debocha e desmascara as pretensas virtudes alheias, procurando não perder sua alegria infantil de viver e reinventando o mundo à sua maneira. Teatro. Livre.
22/08 Domingo, 14h.

Entre os Muros da Escola
(Título original: Entre le murs, Dir: Laurent Cantet, França, 2007, Drama, 128 minutos). François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola de ensino médio, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Teatro. A partir de 12 anos
29/08 Domingo, 14h.