“Trabalhador de Fatos” retrata operariado

O Sesc Santana realiza no mês de maio a mostra de filme “Trabalhador de Fatos”, com a entrada gratuita. Os filmes exibidos  traçam a vida de personagens caracterizados em suas relações de trabalho em diversas épocas e lugares.

Programação

Dia 3

A Classe Operária Vai ao Paraíso
La Classe Operaia va in Paradiso – Itália, 1971. Drama. Cor: 126min, 16 anos. Dir. Elio Petri.

A vida de um operário-padrão italiano dividido entre o cumprimento do irrestrito do “dever” e a recusa ao posicionamento do sindicato e dos estudantes. Depois de um acidente de trabalho, sente o peso destas contradições. Teatro.

Classificação: a partir de 16 ano.

Dia 10

Pão e Rosas
Bread and Roses – França, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Suiça, 2000. Drama. Cor: 110min, 16 anos. Dir. Ken Loach.

As irmãs mexicanas Maya (Pilar Padilla) e Rosa (Elpidia Carrillo) trabalham no serviço de limpeza de um prédio comercial no centro de Los Angeles. Quando conhece o americano Sam (Adrien Brody), Maya se lança em uma luta pelos direitos trabalhistas que ameaça seu sustento e a família e faz com que corram o risco de serem expulsas do país. Teatro.

Classificação: a partir de 16 anos.

Dia 17

Segunda-feira ao Sol
Los Lunes al Sol – Espanha, França, Itália, 2002. Drama. Cor: 113 min. Dir. Fernando León de Aranoa.

Uma cidade costeira no norte da Espanha sofre com seu isolamento quando seus estaleiros começam a ser fechados, deixando vários trabalhadores desempregados à mercê de pequenas ocupações temporárias. Entre eles está Santa (Javier Bardem), um machão rebelde e auto-suficiente que se recusa a admitir o fracasso. Mas todos estão mergulhados no alcoolismo e em crises familiares. Filme vencedor de vários prêmios internacionais. Teatro.

Classificação: a partir de 12 anos.

Dia 24

Eles Não Usam Black Tie
Brasil – Cor: 134min. Drama. Dir. Leon Hirszman, 14 anos.

Um operário está preocupado com sua namorada, que engravidou, e eles decidem se casar. Para não perder o emprego, ele resolve furar a greve, que é liderada por seu pai, iniciando um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes. Baseado na peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita em 1958. Prêmio especial do júri do Festival de Veneza. Teatro.

Classificação: a partir de 14 anos.

Dia 31

Na Roda da Fortuna
The Hudsucker Proxy – Inglaterra, Alemanha, EUA, 1994. Comédia. Cor: 111min. 12 anos. Dir. Joel Coen e Ethan Coen.

Na poderosa Corporação Hudsucker, o seu proprietário, resolve se atirar do quadragésimo quinto andar. Quem assume o comando é o diretor Sidney Mussberger, que elabora um plano de contratar um ingênuo e incompetente administrador para ser presidente da empresa afim de que as ações da empresa voltem ao controle dos diretores. Os planos, porém, fogem do planejado. Teatro.

Classificação: a partir de 12 anos.

Por Redação