Movimento Dogma 95 é tema de miniciclo na Cinemateca

A Cinemateca Brasileira apresenta de 27 de julho a 3 de agosto filmes idealizados e construídos a partir dos preceitos do Dogma 95

O movimento que fez a cabeça dos diretores dinamarqueses, entre eles, Lars Von Trier, Dogma 95 é um manifesto assinado que parte de regras para a realização cinematográfica, entre elas: câmera na mão, e, proibido qualquer truque fotográfico.

A Cinemateca apresenta sessões de “Nas Suas Mãos”, de Annette K. Olesen, “Mifune”, de Søren Kragh-Jacobsen, “Corações Livres”, de Susanne Bier e “Os Idiotas”, de Lars Von Trier.

No último dia do ciclo, 3 de agosto, haverá uma palestra gratuita com Bodil Marie Stavning Thomsen, professora de cultura e mídia da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, que fala sobre o contexto e a evolução do Dogma (com tradução simultânea).

Veja a programação:

Terça, 27

Sala Cinemateca Petrobras

19h – “Mifune”

Kresten vive em uma fazenda com o pai e o irmão deficiente e, na tentativa de fugir de sua própria história, casa-se com a filha de seu patrão e sai de casa. Pouco tempo depois, recebe a notícia da morte do pai e se vê na obrigação de cuidar do irmão. Para tanto, contrata uma pessoa para tomar conta do rapaz e, a partir daí, a verdade é encarada de frente. Não recomendado para menores de 14 anos.

21h – “Nas Suas Mãos”

Mulher recém-formada é escalada para substituir padre em uma penitenciária feminina e toma contato com a dura realidade do sistema penitenciário.

Quarta, 28

Sala Cinemateca Petrobras

19h – “Os Idiotas”

Um grupo de amigos se reúne em uma casa de campo para exercitar seu interesse comum: os menos apreciados valores da idiotia. Não recomendado para menores de 18 anos.

21h – “Corações Livres”

Caecilie é pedida em casamento pelo seu namorado brincalhão, Joachim. Só que, logo em seguida, Joachim é atropelado por Marie e acaba se tornando tetraplégico. No hospital, Caecilie sofre ao ser expulsa do quarto e acaba se consolando nos braços do marido de Marie, Niels, um médico que se apaixona por Caecilie, para desespero de Marie. Não recomendado para menores de 16 anos.

Quinta, 29

Sala Cinemateca Petrobras

19h – “Nas Suas Mãos”

21h – “Mifune”

Sexta, 30

Sala Cinemateca Petrobras

19h – “Corações Livres”

21h – “Os Idiotas”

Sábado, 31

Sala Cinemateca Petrobras

19h – “Mifune”

21h – “Nas Suas Mãos”

Domingo, 1º

Sala Cinemateca Petrobras

18h – “Corações Livres”

Terça, 3

Sala Cinemateca BNDES

19h – “Os Idiotas”

Após exibição, palestra com Bodil Marie Stavning Thomsen

Por Redação