MuBe exibe exposição em homenagem a Tomás Lorente

Por Redação
01/02/2011 12:07 / Atualizado em 03/02/2011 11:11

Nesta quinta-feira, 3, o MUBE, em São Paulo, recebe grande exposição em homenagem a Tomás Lorente. Publicitário, artista e empresário falecido em 2009, a mostra conta com trabalhos criados por mais de quarenta artistas, fotógrafos, músicos e publicitários.

A Exposição Tomás Lorente tomará conta da Pinacoteca e do Espaço Burle Marx do MUBE. Além de uma mostra das criações de Lorente – publicitárias ou não – serão apresentados trabalhos que, de alguma maneira, expressarão o estilo, as ideias ou o jeito de ser de Lorente, com o olhar de quem trabalhou e conviveu com ele. A intenção desta exposição – que também é uma homenagem – é mostrar um pouco do profissional admirado e o ser humano querido, por meio de suas próprias obras e com as que ele inspira.

Terão trabalhos na mostra alguns dos nomes mais importantes da publicidade brasileira, como Marcello Serpa, José Zaragoza, Washington Olivetto, Nizan Guanaes e Roberto Justus, além de Magy Imoberdorf e Carlos Domingos, Pedro Cappeletti, Jorge Iervolino, André Nassar, Alexandre Lucas, Jader Rossetto, Willy Biondani e Sérgio Campanelli.

Também há criações de Andreas Heiniger, Alê Cardoni, Augusto Moya, Bia Alves, Claudio Mello, Daniela Sachs, David Laloun, Fábio Cimino, Roberto Donaire, Elaine Carvalho, Gisela Prochaska, Leo Coutinho, Lourival Servilha, Luís Crispino, Luíza Prochaska Justus, Marcos Sulzbacher, Ñaco, Nina Linderman, Paulo Labriola, Sérgio Brandão, Tarcisio Dantas e Alexandre “Xan” Arakawa. O cantor e compositor Simoninha criou uma música que será tocada durante o evento.

Sobre Tomás Lorente

Filho de espanhóis, Tomás Lorente viveu grande parte da infância em Barcelona, retornando ao Brasil no início da adolescência. Em 1976, conseguiu seu primeiro estágio, na agência Lage Stabel & Guerreiro. A partir daí, acumulou 33 anos de carreira, com passagens pelas agências DPZ, W/GGK (que depois se tornou W/Brasil e mais recentemente se fundiu à McCann, transformando-se em WMcCann) DM9, Loducca22, AlmapBBDO, Duda Propaganda, age., MPM e Y&R.

À frente da direção de Criação da DM9, foi um dos responsáveis pela conquista dos títulos de Agência do Ano no Festival de Cannes em 1998 e 1999.Em 2000, fundou a agência age. juntamente com Carlos Domingos e Ana Lúcia Serra, onde foi sócio até 2003. De 2005 a 2008, ocupou o cargo de vice-presidente de Criação da Y&R.

Tomás é o diretor de arte mais premiado da história do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), do qual foi presidente de 1999 a 2001. Em Cannes, conquistou 15 Leões como diretor de arte e mais 50 como diretor ou vice-presidente de Criação. Entre suas criações mais famosas está o logotipo da Fundação SOS Mata Atlântica.