MuBe traz exibição de clássicos do cinema alemão
Terror, suspense, drama. Clássicos do Cine MuBE de julho apresenta programação especial do Cinema Alemão. Obras de diretores renomados, como Wim Wenders, Robert Wiene, Fritz Lang e Friedrich Wilhem Murnau, serão exibidas gratuitamente no auditório Pedro Piva.
Sempre aos sábados, a partir das 18 horas, o museu oferece uma opção de lazer dedicada às grandes produções, que marcaram época na história do cinema.
Confira abaixo a programação completa.
- IV Festival Cine Inclusão acontece com foco no envelhecimento e dá protagonismo a pessoas idosas
- “Apocalipscine”: mostra no Cinusp aborda “Fim do Mundo”
- Sessões de filmes do cinema alemão com direito a pipoca
- Cinema alemão contemporâneo em destaque no Club Transatlântico
03/07
18h
“O Gabinete do Dr. Caligari”
Alemanha (1919)
Das Kabinet Des Dr. Caligari
Colorido. Duração 52’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr.Caligari, chega acompanhado do sonâmbulo Cesare, que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre. Clássico do terror e um dos melhores já feitos de todos os tempos. A gênese do estilo expressionista no cinema.
Direção: Robert Wiene. Com Werner Krauss e Conrad Veidt.
19h
“Metropolis”
Alemanha (1927)
Metropolis
PB. Duração 124’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Metropolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Essa poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista, cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia, Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas, que estavam em poder dos operários.
Freder pede a ajuda dele e vê as condições que existem no subsolo. Paralelamente, Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem, que nunca se cansa ou comete erro, e diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que, em breve, terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo.
Além disto, decifra as plantas, que são de antigas catacumbas, que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los, usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo, ainda, que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang.
Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la em sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.
Direção: Fritz Lang.
21h30
Fausto
Alemanha (1926)
Faust
Colorido. Duração 116’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Dividido em duas partes, o filme recria o pacto de Fausto com Mefistófeles (do clássico literário homônimo) e, no segundo momento, o drama de Goethe, a tragédia de Gretchen. Situando a ação no final da Idade Média, Murnau concebe uma atmosfera mística a partir dos contrastes de iluminação, que remetem à pintura de Rembrandt.
Direção: Friedrich Wilhem Murnau.
10/07
18h
“Nosferatu”
Alemanha (1922)
Nosferatu, Eine Symphonie Des Grauens
Colorido. Duração 81’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Quase uma década antes da audiência americana ser aterrorizada por Bela Lugosi como Conde Drácula, a Alemanha ficou horrorizada com a imagem do vampiro Nosferatu. Baseado na obra ‘Drácula’ de Bram Stoker, o filme conta a história de um corretor da cidade de Bremen que deixa a sua noiva para ir à costa do Mar Báltico, para vender um castelo cujo proprietário é o conde Orlock.
Direção: Friedrich Wilhem Murnau. Com Max Schreck e Gustav Von Wangenheim.
19h30
“A Morte Cansada”
Alemanha (1921).
Der Mude Tod
PB. Duração 99’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Num vilarejo europeu do século XIX, a Morte leva um jovem justamente quando ele estava prestes a se casar. Sua noiva, aos prantos, suplica pela volta à vida de seu amor. A Morte decide dar uma chance à jovem desesperada, prometendo devolver a vida do noivo se ela conseguir evitar a morte de uma das três vidas prestes a perecer. Lang mostra, então, a história das três luzes; na exótica Pérsia, na Veneza Renascentista, e na China Imperial. Três tentativas de esperança. Três conflitos entre o amor e a morte. Maravilhosa fantasia gótica inspirada nos sonhos de infância do genial Fritz Lang, em colaboração com sua esposa Thea Von Harbou. Influenciou outras obras-primas do cinema como ‘O sétimo selo’ de Ingmar Bergman e ‘O gabinete das figuras de cera’, de Paul Muni.
Direção: Fritz Lang.
21h20
“As Aranhas”
Alemanha (1919)
Die Spinnen: Tell I-Der Goldene See – Tell – Das Brillantem Schiff
PB. Duração 137’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Uma organização comandada por Lio Sha, que quer se apropriar de todas as riquezas do mundo, incluindo objetos arqueológicos e obras de arte, planejam adquirir uma jóia oriental, que dará plenos poderes sobre a Ásia. O desportista Kay Hoog tentará impedi-los, perseguindo-os desde São Francisco até as Ilhas Falkland. Fritz Lang, um dos maiores cineastas alemães de todos os tempos, teve a oportunidade de dirigir o clássico do expressionismo “O Gabinete do Dr. Caligari”, mas optou em filmar esta maravilhosa aventura exótica, dividida em duas partes.
O gosto pelo exótico acompanhou Fritz Lang desde seu primeiro filme até as suas duas últimas produções (O Tigre de Bengala e Sepulcro Indiano).
Direção: Fritz Lang.
17/07
18h
“O Anjo Azul”
Alemanha (1930)
Der Blauer Engel
Colorido. Duração 94’. Legenda em Português. Classificação etária: 16 anos.
Inmanuel Rath (Emil Jannings) é professor de literatura inglesa num Colégio, onde é respeitado e temido pelos alunos. Um homem sério e turrão; porém, sexual e emocionalmente reprimido. Certo dia descobre que seus alunos estão fascinados por Lola (Marlene Dietrich), uma cantora do cabaré ‘Der Blauer Engel’. Ele decide visitar a boate para surpreender seus pupilos na farra. Ao sentar-se à mesa e pedir uma bebida, viu-se envolvido pela atmosfera e por Lola – começa então a decadência do homem.
Direção: Josef Von Sternberg. Com Marlene Dietrich e Emil Jannings.
20h
“O Casamento de Maria Braun”
Alemanha (1962).
Die Uhe Der Maria Braun
PB. Duração 120’. Legenda em Português. Classificação etária: 18 anos.
Em plena 2ª Guerra, entre as bombas que caem a seu redor, Maria (Hanna Schygulla) se casa com Hermann (Klaus Löwitsch), um soldado alemão. Após um dia de lua-de-mel, ele retorna à frente russa e Maria inicia sua vigília diária na estação de trens, esperando uma notícia de seu marido. Quando chega a notícia de seu desaparecimento, ela se recusa a aceitar o fato. Ao invés disso, coloca uma roupa sensual e vai trabalhar em um bar onde conhece Bill, um soldado americano negro com quem inicia uma relação. Porém, como Maria acreditava, Hermann reaparece e durante um sério desentendimento, Bill cai morto vítima de uma pancada. Hermann assume a execução do assassinato e é preso. Karl Oswald (Ivan Desny) o proprietário de uma fábrica, contrata Maria como secretária. Com ele, Maria inicia um novo caso e logo se transforma em uma formidável mulher de negócios. Em 1954, Oswald morre e Hermann retorna para casa ao sair da prisão e quando o testamento de Oswald é lido, um estranho e surpreendente acordo é revelado…
Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com Hanna Schygulla.
22h15
“A Imperatriz Vermelha”
Alemanha (1934).
The Scarlet Empress
PB. Duração 104’. Legenda em Português. Classificação etária: 16 anos.
A jovem Princesa Sofia da Prússia é enviada à Rússia para casar-se com o Grão-Duque Pedro, filho da Imperatriz. Dominadora, ela pretende trazer mais sangue real aos descendentes de seu filho, e obriga a jovem a mudar sua religião e seu nome. Assim, a jovem e bela Sofia torna-se Catarina (Marlene Dietrich), e amadurece em meio aos encantos e luxos de seu novo império de prazeres. Apesar de odiar seu marido, ela adora sua legião de soldados russos, e faz questão de agradá-los sempre que possível. Com a decadência da velha monarca, o Império de Catarina, a Grande é construído com a ajuda do poder militar de seu país, e tomando o lugar que deveria ser de seu marido, ela se torna uma das mais poderosas líderes da história da Rússia.
Direção: Rainer Werner Fassbinder. Com Hanna Schygulla.
24/07
19h
“O Triunfo da Vontade”
Alemanha (1934).
Triumph Des Willens
PB. Duração 104’. Legenda em Português. Classificação etária: 12 anos.
‘O Triunfo da Vontade’, documentário propaganda, foi requisitado por Hitler em 1934 e dirigido por Leni Riefenstahl. Cobre os acontecimentos ocorridos durante o Sexto Congresso de Nuremberg. A intenção original deste documentário era registrar os primeiros anos da NSDAP, para que as futuras gerações pudessem olhar para trás e ver como o Terceiro Reich começou. Na realidade, ‘O Triunfo da Vontade’ mostra como o Terceiro Reich moveu massas em direção ao terror por meio da propaganda, e também como Adolph Hitler tinha uma incrível e única habilidade de comover multidões e fazê-las acreditarem e realizarem suas vontades.
Direção: Leni Riefenstahl.
21h
“O Tambor”
Alemanha (1979)
Triumph Des Willens
Colorido. Duração 141’. Legenda em Português. Classificação etária: 14 anos.
Nascido nos anos 20, cidade de Dantzig, na Alemanha, Oskar Matzerath ganha um tambor aos três anos de idade. Inconformado com fato de sua mãe manter um caso com um primo, decide parar de crescer, atirando-se escada abaixo. A atitude de fato prejudica seu crescimento. Paralelamente, acontece a ascenção do Nazismo no país e a disputa que se iniciará por Dantzig.
Direção: Volker Schlondorff. Com Mario Adorf e Angela Winkler.
31/07
19h
“Quarto 666”
Alemanha (1984).
Chambre 666
Colorido. Duração 46’. Legenda em Português. Classificação etária: 12 anos.
Durante o festival de cinema de Cannes de 1982, Wim Wenders leva diretores de cinema de todas as partes do mundo para um quarto de hotel, onde eles respondem a uma pergunta: qual o futuro do cinema?
Direção: Wim Wenders.
20h
“No decurso do Tempo”
Alemanha (1976)
Im Lauf der Zeit
PB. Duração 168’. Legenda em Português. Classificação etária: Livre.
Um técnico de projetores de cinema viaja pela Alemanha, visitando cinemas desativados, quando encontra um homem recém-separado. Eles ficam amigos e resolvem viajar juntos.
Direção: Wim Wenders.
22h50
“Um Filme para Nick”. de Wim Wenders.
Alemanha (1980).
Nicks Movie – Lightning Over Water
Colorido. Duração 86’. Legenda em Português. Classificação etária: 12 anos.
O realizador americano Nicholas Ray, autor de Fúria de Viver e Johnny Guitar, encontra-se às portas da morte e tem como última vontade a realização de um filme sobre a odisséia de um pintor adoentado, que viaja até a China em busca da cura para a sua doença. Em seu auxílio vai o amigo Wim Wenders, que se debatia com a finalização de outro projeto pessoal, Hammett. Juntos, discutem a forma de porem as suas idéias em prática, mas cedo se apercebem que o estado de saúde de Ray não lhes permitirá muita margem de manobra.