“Mulheres e Casas” de Silvana Mello no Acervo da Choque

De 6 de novembro a 4 de dezembro fica em cartaz na Galeria Acervo da Choque a exposição da artista plástica gaúcha Silvana Mello, “Mulheres e Casas”. A entrada é Catraca Livre.

Embora já tenha trabalhado com tatuagem e vídeo, atualmente Silvana se dedica à pintura e ao bordado. No caso do bordado, desenvolve um grande bastidor com algodão bem grosso esticado, que recebe um esboço do desenho preenchido a linha, patchwork, botões antigos, flâmulas vintage e itens que a artista encontrou em uma lata de costura de sua mãe.

Nesta exposição, Silvana Mello usou pintura sobre madeira para criar suas casinhas de bonecas, fez mosaicos com ladrilhos em cores no padrão anos 60, que encontrou numa azulejaria de Perdizes – SP. Já o diorama ganhou o título de “O Ipê Amarelo”.

Na tampa da caixa, que funciona como um fundo, Silvana pintou uma paisagem com um ipê, araucárias e casinhas de madeira que viu e fotografou ao visitar sua avó no sul do Brasil.

Silvana Mello

Silvana Mello nasceu em Porto Alegre em 1967, mas vive em São Paulo atualmente.

Silvana  traz a delicadeza com uma pitada de crueldade em seus trabalhos de bordado, pintura em azulejo e backlights. Usa imagens familiares, carismáticas e nostálgicas para mostrar as contradições do espírito humano. Tem na arte pop, no skate, no imaginário feminista e na sua própria infância as referências para seu trabalho.