“Mumblecore”: o cinema americano independente
Vinte produções inéditas no Brasil integram a programação de "Mumblecore - A estética do faça você mesmo"
A ideia de filmar longas-metragens de forma independente e com baixo custo – roteiros e cenas improvisados, poucos cortes e atores amadores – não é inédita.
Desde o “Cinema Novo” brasileiro, passando por movimentos mais recentes como o D.I.Y. (Do It Yourself), o Dogma 95, o cinema digital e o movimento independente americano, esta maneira de filmar, contando com o improviso para criar, encantou jovens cineastas que tinham muito para dizer, mas pouco para gastar.
Com estas ideias na cabeça (e as câmeras nas mãos), um grupo de amigos norte-americanos criou, em 2002, o movimento Mumblecore, influenciados pelos diretores John Cassavetes e Richard Linklater. A ideia era aproveitar-se do barateamento da produção cinematográfica, proporcionado pelo desenvolvimento de novas tecnologias.
- Isso é o que a impulsividade do TDAH pode causar
- Vacinação contra o HPV e exames periódicos são chave contra o câncer de colo de útero
- Receita simples ensina a fazer shampoo caseiro com bicarbonato de sódio
- Envelhecimento do cérebro varia de acordo com estilo de vida
Joe Swanberg, Aaron Katz, Andrew Bujalski, Mark e Jay Duplass foram os primeiros cineastas a despontarem com as produções assinadas com o selo Mumblecore.
Como parte das celebrações do Mês da Cultura Independente, a Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo preparou a mostra “Mumblecore, a Estética do Faça Você Mesmo”, (com 20 produções inéditas no Brasil) em cartaz de 6 a 18 de setembro, no Centro Cultural São Paulo, no Centro de Cultura Judaica e no Cine Olido.
Destacamos as produções “Funny Ha Ha” (2005), pioneira do movimento, “Admiração Mútua” (2005) e “Remédio para a melancolia” (2008).
Confira a programação completa da mostra.
Funny Ha Ha
Dia 6, às 18h, no Centro Cultural São Paulo
Dia 8, às 15h, no Cine Olido
Dia 15, às 20h no Auditório do CCJ
Funny Ha Ha (EUA, 2005, 89 min, direção: Andrew Bujalski, 18 anos)
Filme considerado como precursor do movimento Mumblecore. A trama apresenta a trajetória de uma garota em busca de um emprego, de um namorado e de um menor consumo de cerveja.
Admiração mútua
Dia 8, às 19h, no Cine Olido
Dia 8, às 20h, no Auditório do CCJ
Dia 13, às 20h, no Centro Cultural São Paulo
Admiração mútua (Mutual appreciation, EUA, 2005, 109 min, direção: Andrew Bujalski, 18 anos)
Sonhos de um estudante, um professor assistente e uma garota de Harvard dialogam na trama. O ambiente acadêmico contrasta com o formato amador do filme.
Remédio para a melancolia
Dias 6 e 10, às 19h, no Cine Olido
Dia 16, às 16h, no Centro Cultural São Paulo
Remédio para a melancolia (Medicine for Melancholy, EUA, 2008, 88 min, direção: Barry Jenkins, 18 anos)
Os conflitos étnicos e sociais atingem de maneira contundente dois jovens afro-americanos da cidade se São Francisco. Em meio a este ambiente hostil, uma história de amor desponta entre eles.