Museu da Casa Brasileira abre mostra de designers espanholas

Dia 2 de setembro o Museu da Casa Brasileira abre a mostra “Mulheres no design espanhol”, que reúne o trabalho de um grupo de designers espanholas que lutou contra um ambiente industrial pouco receptivo para colocar no mercado seus projetos.

Com entrada Catraca Livre, a exposição oferece 50  projetos de designers espanholas, reflexo do protagonismo adquirido pelas mulheres no âmbito do design no século 20 e produzidas por empresas próprias ou de destaque na Europa.

Os trabalhos dessas criadoras se destacam tanto pela qualidade e sensibilidade como pela inventividade do seu design, características que as transformaram em referencial para as futuras gerações de designers na Espanha.

A mostra apresenta a trajetória de um grupo de espanholas que, apesar das adversidades apresentadas por um ambiente industrial ainda pouco receptivo à presença feminina, conseguiram com sucesso levar adiante os seus ateliers e empresas, materializando seus projetos e imprimindo sua autoria.

Em “Mulheres no Design Espanhol” expõe a trajetória feminina no design que teve início com as artistas Gemma Bernal, Nancy Robbins, Margot Viarnés, Eva prego, Ana Mir, Marivi Calvo, Lola Castello, Nani Marquina, Marre Moerel. Essas nove mulheres agregam uma visão própria a um processo produtivo, cujo êxito está ligado à estética e à funcionalidade das peças.

Sobre as artistas

Gemma Bernal
Pioneira, com produtos emblemáticos do design espanhol em virtualmente todas as áreas industriais. Gemma Bernal participou, por meio de uma parceria com o Centro Cultural da Espanha, como membro do júri na 21ª. edição do Prêmio Design Museu da Casa Brasileira.

Nancy Robbins
Nancy Robbins, especializada em design de mobiliário e interiores é, atualmente, assessora de empresas para mercados internacionais.

Nancy Robbins
Jumpy, 2001

Margot Viarnés
Margot Viarnés, no seu atelier-showroom junta o design de mobiliário, iluminação e interiores com a produção e comercialização de seus próprios projetos.

Margot Viarnés
Silla Dorsus, 1997

Eva Prego
Eva Prego cuida da produção e comercialização de seus próprios projetos no atelier Stone Designs, que dirige em Madrid.

Ana Mir
Ana Mir também trabalha o design de mobiliário, iluminação e interiores com uma posição mais transgressora e conceitual.

Ana Mir
Buco Lamp, 2006

Mariví Calvo
Mariví Calvo, fundadora da empresa especializada em iluminação Luzifer – fazer luz, no idioma valenciano – em 1995.

Lola Castelló
A capacidade projetiva desaguou na criação de empresa Punt Mobles, fundada por ela em 1980, pontificando depois nas pautas de mobiliário e instalações.

Nani Marquina
Nani Marquina está à frente, desde 1987, da empresa homônima, uma referência no design de tapetes.

Nani Marquina
Zoom, 2004

Marre Moerel
Marre Moerel de Madrid envia projetos para empresas européias de mobiliário e iluminação, sem deixar de, paralelamente, produzir seu design em cerâmica.

Por Redação