Concertos do repertório sacro da liturgia Pascal
Nas terças-feiras, dias 5 e 19 de abril, ao meio-dia, o projeto “Música em Cena” do Sesc Carmo apresenta “Voz Ativa – Madrigal: Concerto para a Quaresma” e “Lamentações de Lalande”.
Música em Cena
Uma parceria do Sesc Carmo com a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte, cuja finalidade é promover a música erudita e evidenciar o patrimônio histórico de São Paulo.
- São Caetano do Sul realiza Encontro de Corais no Teatro Santos Dumont
- Sinfônica de Santo André realiza concertos com solistas do Ubuntu Ensemble no fim de semana
- Vivaldi e Mozart juntos em concerto da Orquestra Camerata Quattro
- Jean William e Monsenhor Marco Frisina apresentam concerto sacro
Programação
Dia 5
Voz Ativa – Madrigal: Concerto para a Quaresma
O Voz Ativa Madrigal apresenta, durante a Quaresma, repertório sacro-erudito com temática relacionada à Semana Santa e Páscoa, datadas do período do renascimento até o contemporâneo, fazendo assim um traçado histórico da arte sacra, por meio da linguagem musical.
No repertório, todas as obras são interpretadas “à cappela” e incluem M. Duruflè, André da Silva Gomes, J. S. Bach, Osvaldo Lacerda, G. Bardos, José Maurício Nunes Garcia, Pitoni, R. Barata Cavalcante, Saint Saens, D. Reginato, entre outros compositores anônimos do Barroco Brasileiro.
Dia 19
“Lamentações” de Lalande
O trio de música antiga, formado por cravo, violoncelo e soprano, apresenta o concerto Lamentações. Desde a Idade Média até os anos mais tardios do período Barroco, compositores musicaram os versos do livro de Lamentações para serem entoados durante o ritual litúrgico pascal.
A versão de Michel-Richard de Lalande (1657-1726) sintetiza os estilos francês e italiano, próprios do barroco tardio.