O México de Emilio Fernández e Gabriel Figueroa

O MÉXICO DE EMILIO FERNÁNDEZ E GABRIEL FIGUEROA
25 a 29 de novembro de 2009
Em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo, a Cinemateca Brasileira promove em novembro um ciclo dedicado à parceria entre dois mestres do cinema mexicano – o cineasta Emilio Fernández e o fotógrafo Gabriel Figueroa. A programação exibe cinco melodramas produzidos nos anos 40, época de ouro da cinematografia mexicana, período em que a indústria de cinema do país fragilizou a hegemonia de Hollywood, dominando o mercado exibidor latino-americano.
Emilio “El Indio” Fernández (1903-1986) iniciou sua carreira em Hollywood ainda na década de 1920, como figurante de westerns. De volta ao México, estreou na direção em 1942 com La isla de la pasión. Uma das principais referências do cinema mexicano, sua obra é profundamente marcada por ícones da nacionalidade de seu país. Gabriel Figueroa (1907-1997) é considerado um dos mais importantes fotógrafos da história do cinema. Premiado em diversos festivais pelo mundo, e indicado ao Oscar da categoria, Figueroa colaborou com diretores notáveis, como os mexicanos Fernando de Fuentes, Julio Bracho e Alejandro Galindo, e também com realizadores mundialmente consagrados como Luis Buñuel, John Ford e John Huston. A parceria entre Fernández e Figueroa iniciou-se em 1943, com Flor silvestre, e durou quinze anos. Juntos celebraram a paisagem, o homem e a mulher mexicanos em mais de 20 filmes, cinco deles escolhidos para a mostra que a Cinemateca Brasileira apresenta.
Sucesso de bilheteria nos anos 40, Flor silvestre marca não só a primeira parceria entre os dois artistas como também o início da colaboração entre Fernández e a estrela Dolores del Río. Em As abandonadas, filme que problematiza os estereótipos e o moralismo do melodrama latino-americano, a diva interpreta o papel de uma mulher obrigada a ganhar a vida como prostituta na Cidade do México. A partir de um tema bem característico ao gênero, o filme de época Coração torturado trata dos conflitos de origem social que impedem a união amorosa entre dois jovens. Baseado em romance do norte-americano John Steinbeck, autor do clássico As vinhas da ira, La perla conta com a colaboração do próprio escritor, co-roteirista do filme. Por fim, o ciclo exibe também Manchada pelo destino, considerado pela crítica um dos melhores filmes de Emilio Fernández.
A mostra O MÉXICO DE EMILIO FERNÁNDEZ E GABRIEL FIGUEROA foi organizada pela División Filmica da Fundación Televisa e pela Secretaria de Relações Exteriores do México. A iniciativa anuncia também o início das comemorações do Centenário da Revolução Mexicana e do Bicentenário da Independência, em 2010. Todos os filmes, falados em espanhol, serão exibidos em DVD, com legendas em inglês.
Classificação indicativa: Livre
CINEMATECA BRASILEIRA
Largo Senador Raul Cardoso, 207
próximo ao Metrô Vila Mariana
Outras informações: (11) 3512-6111 (ramal 215)
www.cinemateca.gov.br
Ingressos
: R$ 8,00 (inteira) / R$ 4,00 (meia-entrada)
Atenção
: estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.
PROGRAMAÇÃO
25.11
| QUARTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h00 FLOR SILVESTRE
21h00 CORAÇÃO TORTURADO
26.11
| QUINTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h00 AS ABANDONADAS
21h00 LA PERLA
27.11
| SEXTA
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h00 MANCHADA PELO DESTINO
28.11
| SÁBADO
SALA CINEMATECA PETROBRAS
16h00 AS ABANDONADAS
19h00 LA PERLA
21h00 FLOR SILVESTRE
29.11
| DOMINGO
SALA CINEMATECA PETROBRAS
19h15 CORAÇÃO TORTURADO
21h15 MANCHADA PELO DESTINO
FICHAS TÉCNICAS E SINOPSES
As abandonadas
(Las abandonadas), de Emilio Fernández
México, 1944, 35mm, pb, 97’ | Legendas em inglês | Exibição em DVD
Dolores del Río, Pedro Armendáriz, Víctor Junco, Lupe Inclán
Mulher é abandonada pelo marido. Tendo de sustentar-se, parte para a Cidade do México onde passa a ganhar a vida como prostituta. Por meio de uma representação não conservadora da mulher, o filme de Emilio Fernández contraria os estereótipos e o moralismo comuns ao melodrama latino-americano. A personagem interpretada pela diva do cinema mexicano Dolores del Río sintetiza tendências opostas da representação feminina no gênero – é mãe dedicada e prostituta. Fotografia de Gabriel Figueroa.
qui 26 19h00
| sáb 28 16h00
Coração torturado
(Bugambilia), de Emilio Fernández
México, 1944, 35mm, pb, 100’ | Legendas em inglês | Exibição em DVD
Dolores del Río, Pedro Armendáriz, Roberto Cañedo, Stella Inda
No século XIX, filha de um rico mineiro apaixona-se por um capataz, mas o amor entre ambos não é visto com bons olhos pelo pai da moça. O destino haverá de reservar um trágico desenlace para o casal. Com cenários de época rigorosamente construídos, e com figurinos luxuosos, Coração torturado trata dos conflitos de origem social que impedem a consumação amorosa. Fotografia de Gabriel Figueroa.
qua 25 21h00
| dom 29 19h15
Flor silvestre
, de Emilio Fernández
México, 1943, 35mm, pb, 99’ | Legendas em inglês | Exibição em DVD
Dolores del Río, Pedro Armendáriz, Emilio Fernández, Mimí Derba
Filho de fazendeiro casa-se secretamente com uma camponesa. Deserdado pelo pai, contrário à união entre os dois, ele abandona a família para juntar-se aos combatentes da Revolução. Sob a produção de Agustín J. Fink, da Films Mundiales, companhia produtora fundada em 1939 para instaurar um modelo industrial a exemplo de Hollywood, Flor silvestre alcançou um enorme sucesso de bilheteria. O filme marca também o início da colaboração entre Emilio Fernández e a estrela Dolores del Río. Fotografia de Gabriel Figueroa.
qua 25 19h00
| sáb 28 21h00
Manchada pelo destino
(Pueblerina), de Emilio Fernández
México, 1948, 35mm, pb, 106’ | Legendas em inglês | Exibição em DVD
Columba Domínguez, Roberto Cañedo, Guillermo Cramer, Luis Aceves Castañeda
Homem retorna a seu povoado depois de cumprir pena por tentar vingar o estupro de sua namorada. Quer casar-se com a moça e esquecer o passado, mas o estuprador não quer deixá-los em paz. Considerado pela crítica um dos melhores filmes de Emilio Fernández, foi a produção mais barata do diretor realizada no período de ouro do cinema mexicano. Em 1979, Fernández rodaria uma nova versão do longa, intitulada México Norte, novamente com o ator Roberto Cañedo. Fotografia de Gabriel Figueroa.
sex 27 19h00
| dom 29 21h15
La perla
, de Emilio Fernández
México/EUA, 1945, 35mm, pb, 87’ | Legendas em inglês | Exibição em DVD
Pedro Armendáriz, María Elena Marqués, Guillermo Calles, Columba Domínguez
Casal de pescadores assiste com angústia ao sofrimento de seu filho que acaba de ser picado por um escorpião. Desesperados, pedem ajuda a um médico estrangeiro que, no entanto, se nega a prestar socorro. Baseado no romance homônimo do escritor norte-americano John Steinbeck, autor do clássico As vinhas da ira. Steinbeck é também co-roteirista do filme. Fotografia de Gabriel Figueroa.
qui 26 21h00
| sáb 28 19h00

Em parceria com o Consulado Geral do México em São Paulo, a Cinemateca Brasileira promove em novembro um ciclo dedicado à parceria entre dois mestres do cinema mexicano – o cineasta Emilio Fernández e o fotógrafo Gabriel Figueroa.

A programação exibe cinco melodramas produzidos nos anos 40, época de ouro da cinematografia mexicana, período em que a indústria de cinema do país fragilizou a hegemonia de Hollywood, dominando o mercado exibidor latino-americano.

Sobre os autores

Emilio “El Indio” Fernández (1903-1986) iniciou sua carreira em Hollywood ainda na década de 1920, como figurante de westerns. De volta ao México, estreou na direção em 1942 com La isla de la pasión. Uma das principais referências do cinema mexicano, sua obra é profundamente marcada por ícones da nacionalidade de seu país.

Gabriel Figueroa (1907-1997) é considerado um dos mais importantes fotógrafos da história do cinema. Premiado em diversos festivais pelo mundo, e indicado ao Oscar da categoria, Figueroa colaborou com diretores notáveis, como os mexicanos Fernando de Fuentes, Julio Bracho e Alejandro Galindo, e também com realizadores mundialmente consagrados como Luis Buñuel, John Ford e John Huston.

Programação dividida por dias:

25

Flor Silvestre (às 19h)

Filho de fazendeiro casa-se secretamente com uma camponesa. Deserdado pelo pai, contrário à união entre os dois, ele abandona a família para juntar-se aos combatentes da Revolução. Sob a produção de Agustín J. Fink, da Films Mundiales, companhia produtora fundada em 1939 para instaurar um modelo industrial a exemplo de Hollywood, Flor silvestre alcançou um enorme sucesso de bilheteria. O filme marca também o início da colaboração entre Emilio Fernández e a estrela Dolores del Río. Fotografia de Gabriel Figueroa.

Coração Torturado (às 21h)

No século XIX, filha de um rico mineiro apaixona-se por um capataz, mas o amor entre ambos não é visto com bons olhos pelo pai da moça. O destino haverá de reservar um trágico desenlace para o casal. Com cenários de época rigorosamente construídos, e com figurinos luxuosos, Coração torturado trata dos conflitos de origem social que impedem a consumação amorosa. Fotografia de Gabriel Figueroa.

26

As Abandonadas (às 19h)

Mulher é abandonada pelo marido. Tendo de sustentar-se, parte para a Cidade do México onde passa a ganhar a vida como prostituta. Por meio de uma representação não conservadora da mulher, o filme de Emilio Fernández contraria os estereótipos e o moralismo comuns ao melodrama latino-americano. A personagem interpretada pela diva do cinema mexicano Dolores del Río sintetiza tendências opostas da representação feminina no gênero – é mãe dedicada e prostituta. Fotografia de Gabriel Figueroa.

La Perla (às 21h)

Casal de pescadores assiste com angústia ao sofrimento de seu filho que acaba de ser picado por um escorpião. Desesperados, pedem ajuda a um médico estrangeiro que, no entanto, se nega a prestar socorro. Baseado no romance homônimo do escritor norte-americano John Steinbeck, autor do clássico As vinhas da ira. Steinbeck é também co-roteirista do filme. Fotografia de Gabriel Figueroa.

27

Manchada pelo destino (às 19h)

Homem retorna a seu povoado depois de cumprir pena por tentar vingar o estupro de sua namorada. Quer casar-se com a moça e esquecer o passado, mas o estuprador não quer deixá-los em paz. Considerado pela crítica um dos melhores filmes de Emilio Fernández, foi a produção mais barata do diretor realizada no período de ouro do cinema mexicano. Em 1979, Fernández rodaria uma nova versão do longa, intitulada México Norte, novamente com o ator Roberto Cañedo. Fotografia de Gabriel Figueroa.

28

As Abandonadas (às 16h)

Mulher é abandonada pelo marido. Tendo de sustentar-se, parte para a Cidade do México onde passa a ganhar a vida como prostituta. Por meio de uma representação não conservadora da mulher, o filme de Emilio Fernández contraria os estereótipos e o moralismo comuns ao melodrama latino-americano. A personagem interpretada pela diva do cinema mexicano Dolores del Río sintetiza tendências opostas da representação feminina no gênero – é mãe dedicada e prostituta. Fotografia de Gabriel Figueroa.

La Perla (às 19h)

Casal de pescadores assiste com angústia ao sofrimento de seu filho que acaba de ser picado por um escorpião. Desesperados, pedem ajuda a um médico estrangeiro que, no entanto, se nega a prestar socorro. Baseado no romance homônimo do escritor norte-americano John Steinbeck, autor do clássico As vinhas da ira. Steinbeck é também co-roteirista do filme. Fotografia de Gabriel Figueroa.

Flor Silvestre (às 21h)

Filho de fazendeiro casa-se secretamente com uma camponesa. Deserdado pelo pai, contrário à união entre os dois, ele abandona a família para juntar-se aos combatentes da Revolução. Sob a produção de Agustín J. Fink, da Films Mundiales, companhia produtora fundada em 1939 para instaurar um modelo industrial a exemplo de Hollywood, Flor silvestre alcançou um enorme sucesso de bilheteria. O filme marca também o início da colaboração entre Emilio Fernández e a estrela Dolores del Río. Fotografia de Gabriel Figueroa.

29

Coração Torturado (às 19h15)

No século XIX, filha de um rico mineiro apaixona-se por um capataz, mas o amor entre ambos não é visto com bons olhos pelo pai da moça. O destino haverá de reservar um trágico desenlace para o casal. Com cenários de época rigorosamente construídos, e com figurinos luxuosos, Coração torturado trata dos conflitos de origem social que impedem a consumação amorosa. Fotografia de Gabriel Figueroa.

Manchada pelo destino (às 21h15)

Homem retorna a seu povoado depois de cumprir pena por tentar vingar o estupro de sua namorada. Quer casar-se com a moça e esquecer o passado, mas o estuprador não quer deixá-los em paz. Considerado pela crítica um dos melhores filmes de Emilio Fernández, foi a produção mais barata do diretor realizada no período de ouro do cinema mexicano. Em 1979, Fernández rodaria uma nova versão do longa, intitulada México Norte, novamente com o ator Roberto Cañedo. Fotografia de Gabriel Figueroa.

Por Redação