O México está esperando por você

O projeto brasileiro que filmou 6 clipes no México diz por que você deveria visitar esse país incrível.

Depois de 15 meses gravando clipes pelo mundo, Around the World in 80 Music Videos finalmente chega a América Latina.  E começamos por um país que nos encantou de tal forma que decidimos escrever um post só sobre ele, com alguns ótimos motivos pra visitá-lo.
Bienvenidos ao México.
Por cinco semanas, nós tivemos o prazer de chamar a Cidade do México de casa. Depois de conviver com muitos Mexicanos e inúmeros estrangeiros que lá vivem, chegamos a uma lista de motivos que fazem do México um ótimo destino de viagem, e a sua capital, uma cidade apaixonante. Você vai logo sentir que não é preciso muitos itens pra querer conhecer esse país!
Os famosos totopos e seus acompanhamentos… entrada obrigatória sempre!
– COMIDA MEXICANA:
Nós já tínhamos experimentado comida mexicana na vida. Imagino que ela não deve ser totalmente desconhecida pra você também. Mas acredite: só se come comida mexicana no México. Logo na primeira refeição, já fomos convencidos de que a gastronomia local é inacreditavelmente deliciosa. Tacos, quesadillas, guacamole, inúmeras salsas, sabores, temperos e pimentas mil. Abacate, ovo e feijão estão quase sempre presentes, de uma forma ou de outra. E você vai encontrar opções para todos os bolsos, desde comida de rua a restaurantes mais refinados. Um ótimo restaurante, mais casual e super em conta, é o clássico El Califa. Lá você vai experimentar tacos muy ricos além de mais muitas outras delicias locais como o chicharrón de queso, salsa de tamarindo, nopales.. A lista é grande. Mas a conta vai ser justa.
Se estiver na Cidade do México em um domingo, vá até o Paseo de La Reforma. Assim como em várias cidades inteligentes do mundo, a via fica fechada para lazer.
– CULTURA
Os mexicanos são muito orgulhosos de sua cultura, suas origens, seus costumes e isso se reflete no valor que eles dão a seus monumentos, aos museus, aos pontos turísticos, a praças e parques. Nós não tivemos chance de viajar muito pelo país, mas o que conhecemos de DF (Distrito Federal) nos deixou encantados. Pra começar, a cidade tem mais de 150 museus. Impossível conhecer todos em uma só visita a cidade, mas não deixe de passar algumas boas horas no Museo Nacional de Antropología e conhecer mais sobre o legado indígena mexicano e as raízes culturais do país. E o Museu fica localizado bem no meio do “pulmão da cidade”, o Bosque Chapultepec. Já que você vai estar por lá mesmo, aproveite pra andar alguns quarteirões pela avenida Paseo de la Reforma e se abismar com a quantidade de estátuas e monumentos dispostos pelas calçadas. Todos super bem cuidados e mantidos.
A Cidade do México entendeu que as bicicletas devem ser meio transporte respeitado e já possui uma boa rede cicloviária no Centro e bairros como Condessa e Roma.
– NATUREZA
A Cidade do México é uma metrópole, muito parecida com a cidade de São Paulo em muitos aspectos positivos e também negativos. Mas uma coisa que nos chamou muito a atenção nos bairros que mais frequentávamos, como Condessa, Roma, Colônia Juaréz, foi a quantidade de árvores, praças e parques, todos bem mantidos, limpos e cheios de vida. E por todos os lados é possível encontrar estações de Ecobici, o sistema de compartilhamento de bicicletas implantado em 2010 pelo Governo para auxiliar o transporte público. Pelo que vimos e ouvimos, as Ecobicis funcionam muito bem e são super acessíveis. A soma dessas coisas faz com que a cidade seja muito viva e desfrutada pelos seus moradores.
As praças na Cidade do México são incríveis. Esta é a Praça Rio de Janeiro, que aos sábados e domingos enche de gente e cachorros.
– SEGURANÇA
Somos da cidade de São Paulo. Cidade que vive um problema diário de segurança, onde é necessário estar sempre atento aos seus pertences, não andar com celular nas mãos e ter um olho no gato e outro no peixe pra não ser assaltado. Logo, já temos a esperteza de, independente de onde estamos no mundo, estamos sempre ligados. E ficamos muito surpresos ao chegar a DF. Imaginávamos que seria uma cidade perigosa, assim como São Paulo, onde nem todos os lugares são seguros e, dependendo de onde você esteja, andar a noite na rua não é uma opção. Descobrimos que sim, existe violência na Cidade do México, mas ela gira muito mais em torno dos cartéis de drogas do que no dia a dia da população. Caminhar pelas ruas é algo normal em boa parte dos bairros, o centro da cidade é limpo, organizado e repleto de policiais a cada esquina, sair pra jantar a pé não é um problema e durante nossa estadia, nos sentimos extremamente seguros numa metrópole latina tão cheia de pré-conceitos. É claro, sempre bom estar atento. Mas a sensação de tranquilidade reina em inúmeros bairros da Capital.
O Anjo da Independência, esperando sua visita em DF.
– MEXICANOS
Tivemos uma excelente convivencia com todos os mexicanos que conhecemos. Desde o garçon que nos atendia no restaurante ao lado de nossa casa, a moça do caixa do supermercado, o vendedor de coco, aos conhecidos e amigos que fizemos por lá. Os mexicanos são um povo muito afetivo, acolhedor e orgulhosos de serem filhos desta terra. Com toda razão. E por essas e outras razões, a Cidade do México é repleta de estrangeiros que escolheram a cidade como casa. E nós, por 5 semanas, sentimos isso na pele.
Poderíamos ficar divagando sobre as maravilhas do México por mais muitas e muitas linhas, mas acho que já deu pra entender o quão apaixonados nós ficamos por esse país.
Isso que nem fomos as praias.

Pra conhecer um pouco dessa cidade tão viva, assista ao nosso clipe desta semana, da banda mexicana 60 Tigres, gravado em um dos bairros de DF, a Zona Rosa, conhecido por ser o bairro onde a noite, a balada rola solta.