“O Ovo e a Galinha”, de Clarice Lispector

Por Redação
02/12/2010 09:32 / Atualizado em 30/04/2020 11:41

Para celebrar Clarice Lispector, o Teatro do Desconhecido volta ao Sesc Consolação no mês em que a escritora completaria 90 anos, dia 10 de dezembro, para apresentar o espetáculo “O Ovo e a Galinha”, com direção de Vanessa Bruno e interpretação e idealização da atriz Angélica di Paula. A temporada vai até 17 de dezembro.

A peça, baseada no conto homônimo de Clarice, participou do Projeto Outros Contextos em maio e junho deste ano, quando teve ingressos esgotados no segundo dia apos a estreia. Apresenta o conto de Clarice na íntegra, transforma a narradora em uma mulher insone. Sonho, memória e vigília se alternam. Com a realidade suspensa, uma nova percepção surge quando ela vê um ovo. Num espaço cênico minimalista (2mx3m), com coreografia sutil (repetições de gestos e tensões baseadas em procedimentos do BMC – Body Mind Century), a ênfase é dada à palavra.

A peça conta com iluminação da fotógrafa Lenise Pinheiro (indicada ao Prêmio Shell – 2007 pela luz de “Inocência”), trilha sonora de Edson Secco (“Circo de Rins e Fígados” de Gerald Thomas) e cenário da artista plástica Maria Fernanda Filardi.

Uma versão especial para internet foi realizada em parceria com o site cênico Teatro para Alguém. E pode ser conferida no link: www.teatroparaalguem.com.br/2010/10/o-ovo-e-a-galinha/

O espetáculo adulto “O Ovo e a Galinha” é primeira peça de um projeto maior, chamado Trilogia do Desconhecido, que encenará três contos de períodos diferentes de Lispector, promovendo o encontro desses dois mundos: a literatura de Clarice e o palco.