O “português brasileiro” em debate no Museu da Língua Portuguesa

O professor Ataliba T. de Castilho ministra duas palestras, nos dias 8 e 9 de março

divulgação
Autor é um dos maiores especialistas em língua portuguesa do Brasil

A língua portuguesa encontrou um terreno fértil para se desenvolver e se moldar conforme os regionalismos no Brasil. O “português brasileiro” é amplo – não poderia ser diferente, já que o país tem proporções continentais – e diverso: é mínima a semelhança entre a língua falada pelo gaúcho e o baiano, por exemplo.

Nos dias 8 e 9 de março, das 14h às 17h, o Museu da Língua Portuguesa promove a palestra “O Português Brasileiro Desembarca na Estação da Luz”. O professor Ataliba T. de Castilho, autor de 24 livros e 60 publicações em revistas especializadas sobre a língua lusa, irá abordar temas que explicam e elucidam as questões sobre a formação do “português brasileiro”.

Faz parte do programa elaborado pelo professor os temas: “fases do povoamento do território brasileiro. A implantação da língua portuguesa”; “índios, africanos e imigrantes europeus”; “história linguística de São Paulo”; “variedades geográficas do português brasileiro”; “português culto e português popular” e “por que o português brasileiro é como é?”.

As atividades têm entrada Catraca Livre e serão disponibilizadas 50 vagas por dia para os interessados.  As inscrições podem ser feitas pelo telefone (11) 3227 0402.

Por Redação