Obras de Ana Lucia Mariz na Ímã Foto Galeria
A fotógrafa Ana Lucia Mariz inaugura nesta terça, 31, na Ímã Foto Galeria a exposição individual Mind the Gap, com curadoria e texto de apresentação de Juan Esteves e expografia de Miguel Paladino.
O título Mind the gap é uma alusão ao aviso sonoro característico do metrô de Londres que, numa tradução livre do inglês, seria: atenção para o vão, neste caso o espaço livre entre o trem e a plataforma de embarque.
Entretanto, a palavra gap também pode significar espaço ou lapso, associados à noção de tempo. Sua oportuna apropriação, neste caso, se vale dessa duplicidade semântica para intitular uma exposição cuja curadoria opera, paralela e simultaneamente, duas leituras poéticas de um mesmo espaço, separadas, contudo, por um significativo lapso de tempo, que são as duas viagens da artista à capital do Reino Unido: a primeira em 1989 e a outra em 2009.
- Exposições no Rio de Janeiro: descubra as melhores opções
- Exposição “Diálogo” destaca obras de cinco artistas contemporâneos na Hebraica
- “Mediações de Risco” em exposição na Central Galeria de Arte
- Centro Cultural Ruth Cardoso recebe maior exposição de fotos da cena britânica
Para ele, o diálogo da produção em 35 mm e preto e branco de outrora e a mais recente, realizada formato 6×6 colorido, ressalta que as propostas imagéticas da artista nunca deixaram de avançar e que continuam aguçando seus sentidos.
Confirma algumas imagens que fazem parte da mostra