Octeto de Câmara da USP se apresenta hoje no projeto “Ouvir para Crescer”

Em apresentações com enfoque pedagógico, Ouvir para Crescer traz espetáculos gratuitos. O quinto aborda o tema “Gêneros musicais: música erudita”

Na quarta-feira, 3, a cidade de São Paulo recebe o quinto espetáculo do “Ouvir para Crescer”, uma iniciativa da Sociedade de Cultura Artística e da RVA Cultural. A quinta exibição, acontece às 19h30, no CEU Butantã, o programa falará sobre “Gêneros musicais: música erudita”, com a participação do Octeto de Câmara da USP – formado por alunos da universidade e convidados.

A proposta do “Ouvir para Crescer” é mostrar elementos da Música e suas peculiaridades de maneira lúdica e divertida, fugindo do convencional e preparando o público para apreciá-la em suas mais diversas formas. Sucesso de público em oito cidades do interior paulista, a iniciativa volta à capital, com apresentação do ator José Rubens Chachá e do músico João Cuca, integrante do Saxomania.

Com leve enfoque pedagógico, mas nem por isso menos prazeroso, as apresentações serão realizadas de forma interativa – comandadas por atores e músicos e com a grande participação da plateia – visando sensibilizar o ouvinte e fazer com que ele descubra as fontes de expressão da linguagem musical, desde os elementos básicos até construções harmônicas mais complexas.

História da música, características do som, ritmo, gêneros e formações musicais são alguns dos conceitos e dos temas que serão passados à plateia durante todo o projeto Ouvir para Crescer. Concerto a concerto, a principal fonte de inspiração será a experiência auditiva, proporcionando oportunidades de ampliar e aprimorar aptidões para ouvir e fruir esta rica forma de expressão humana que é a música.

“Música de qualidade exige ouvintes igualmente qualificados e preparados para compreender sua linguagem”, afirma Gérald Perret, superintendente da Sociedade de Cultura Artística. “Estamos democratizando o conhecimento musical e a maneira de entender a música para ouvi-la melhor. O Ouvir para Crescer mudou a vida cultural das cidades por onde passou”, complementa Perret.

Consagrado em Matão, Alumínio, Araras, Caçapava, Catanduva, Santos, Itapeva e Salto, o programa foi criado com intuito de levar música de qualidade, em apresentações didáticas, para o grande público. Com teatros sempre lotados por um público bastante heterogêneo, mais de 50 mil pessoas já participaram do programa.

Veja o Repertório Octeto de Câmara da USP

Canon in ré maior

Johann Pachelbel

Eine Kleine Nachtmusik – Allegro

Wolfgang Amadeus Mozart (Áustria, 1756 / 1791)

Valsa das Flores

Piotr Ilich Tchaikovsky (Rússia, 1840 / 1893)

Adagio para Cordas

Samuel Osborne Barber (EUA, 1910 / 1981)

O Burrico de Pau – Vivace

Antônio Carlos Gomes (Brasil, 1839 / 1896)

O Mourão

Alberto Nepomuceno