Orquestra de tango De Puro Guapos se apresenta no Museu da Casa Brasileira

Dia 18 de julho, às 11h, acontece no Museu da Casa Brasileira o projeto “Música no Museu” com a apresentação do grupo De Puro Guapos. A entrada é Catraca Livre.

“De Puro Guapos” é uma expressão argentina que significa uma pessoa corajosa, de fibra, que enfrenta adversidades. Baseado nessa idéia surgiu em São Paulo, em 1999, a orquestra típica de tango De Puro Guapos.

O grupo é integrado pelos argentinos Martín Mirol (bandoneón) e Maria Emilia (violino); e pelos brasileiros Paulo Brucoli (piano); André Parisi (clarinete); Paulo Henrique (cello); Amílcar Roque (contrabaixo); Luiz Gustavo (violino); Maria Emilia (violino); Renato Rossi (viola).

O grupo já esteve, inclusive, na Argentina, representando o Brasil no festival internacional de tango de Justo Daract. Corajoso para além do nome, De Puro Guapos lançou um elogiado primeiro álbum apenas com registros ao vivo, a partir de performances no Espaço Cachuera, em São Paulo, pela Lua Music. Em 2009, finalmente, chega seu primeiro disco de estúdio, Com a corda toda, também pela Lua Music.

O repertório mantém o rigor da pesquisa, com foco em tangos e milongas tradicionais – só de 1910 a 1960, abrindo uma única exceção, claro, para o revolucionário do ritmo, Astor Piazzolla.

Se o tango esteve muito associado a tragédias, e a figuras trágicas, sua recente adoção pela juventude argentina, e por novos conjuntos, mostra uma longevidade insuspeitada e abre uma nova possibilidade para brasileiros interessados de qualquer idade.