Outubro é o mês da poesia na Biblioteca Mário de Andrade

Obras de poetas renomados serão cultuados nas tardes de sábado

Música e poesia podem ser irmãs, pois utilizam-se de métricas textuais parecidas para compor uma obra. Grandes poetas brasileiros que fizeram seus poemas soarem como música serão homenageados na Biblioteca Mário de Andrade durante o mês de outubro, com entrada Catraca Livre. O evento acontece em todos os sábado do mês, sempre às 16h.

O projeto “Grandes Poetas, Grandes Canções” celebra com palestras e apresentações musicais, as obras de poetas brasileiros eternizados, sendo eles: Mário de Andrade, Cecília Meireles, Guilherme de Almeida, Carlos Drummond e Manuel Bandeira.

As palestras trarão questões sobre vida e obra dos escritores mencionados, seguidos de apresentações musicais de diversos músicos que cultuam o repertório poético dos autores.

Confira a programação:

Dia 1

O romancista e poeta Mário de Andrade inaugura a programação com palestra de Flávia Toni e apresentação musical do seguinte conjunto de músicos: Adélia Issa (lírica), Anna Maria Kieffer e Lenine Santos – canto, Eliane Tokeshi – violino, Edelton Gloeden – violão e Rosana Civile – piano.

Confira o vídeo da cantora lírica Adélia Issa fazendo dupla com Edelton Gloeden:

Dia 8

O recifense Manuel Bandeira terá seu legado detalhado em palestra da compositora Kilza Setti e apresentação musical de músicos clássicos, sendo eles: Adélia Issa (lírica) e Luiz Tenaglia – canto, Cássia Carrascosa – flauta e Ricardo Ballestero – piano.

Conheça o trabalho do pianista Ricardo Ballestro, uma das apresentações musicais do dia:

Dia 15

A modernista Cecília Meireles será a homenageada neste dia. Considerada um dos maiores nomes da poesia brasileira, a poetisa recebe palestra de Leila Gouvêa e celebração musical no repertório dos seguintes artistas:  Marília Vargas, Manuela Freua e Silvia Tessuto – canto, Cássia Carrascosa – flauta, Paulo Porto Alegre – violão e Rosana Civile – piano.

Confira a apresentação do violonista Paulo Porto Alegre, uma das atrações musicais do dia:

Dia 22

Eternizado por sua obra e em estátua no Rio de Janeiro, o poeta Carlos Drummond de Andrade é o tema do dia 22. O poeta Alcides Villaça detalha vida e obra do mineiro, seguido de apresentação musical temáticos pelos músicos: Lenine Santos, Marco Antonio Jordão e Sandro Bodilon – canto, e Ricardo Ballestero – piano.

Confira abaixo, apresentação do barítono Sandro Bodilon:

Dia 29

O poeta paulista Guilherme de Almeida fecha a programação, com palestra do escritor Marcelo Tápia e performance musical do seguinte conjunto de músicos: Martha Herr, Silvia Tessuto e Luiz Tenaglia – canto, Paulo Porto Alegre – violão, Rosana Civile e Ricardo Ballestero – piano.

Confira a apresentação so soprano Luiz Tenaglia:

Por Redação