Pacientes do Juquery expõem obras no Palácio das Artes

Cinquenta e nove obras de pacientes do Complexo Hospitalar Juquery serão expostas a partir deste sábado, 30, no Palácio do Horto. A exposição “Zonas de Contato”  tem curadoria de Ana Cristina Carvalho e Enock Cursino.

Obra de Ioitiro Akaba

Os trabalhos reunidos nesta mostra são inéditos em sua maioria e têm a intenção de valorizar o legado artístico desse período da história do centenário Juquery, revelando a fantástica qualidade artística que pode ser comparada a de muitos dos grandes artistas de sua geração.

Ana Cristina lembra que os pacientes-artistas do Juquery começaram seus trabalhos, orientados pelo trabalho terapêutico de psiquiatras, comandados pelo psiquiatra e crítico de arte Osório César.

Osório César promoveu muitas exposições dos pacientes-artistas do Juquery em Paris e em São Paulo na década de 1950. Já em 1981, a arte produzida por eles foi considerada Arte Incomum na XVI Bienal de São Paulo. Seis anos depois, 100 obras foram reunidas pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP).

Confira algumas  obras que poderão ser conferidas durante a mostra