Paço das Artes comemora 40 anos com atividades multimídias e exposições

Começou no dia 22 de novembro a festa de comemoração aos 40 anos do Paço das Artes com abertura de exposições, lançamentos de publicações, performance e apresentações audiovisuais. Todas as atividades são abertas e gratuitas.

Programação

Livro_Acervo

Dia 22, às 19h, acontece o lançamento do Livro_Acervo, publicação que resgata a memória de 12 anos do principal projeto da instituição, a Temporada de Projetos, criado em 1997 por Daniela Bousso, diretora executiva do Paço das Artes.

Idealizado por Priscila Arantes, diretora técnica do Paço das Artes, e com curadoria de Artur Lescher e Lenora de Barros, esta primeira edição do projeto é composta por uma grande publicação, distribuída aos convidados e dividida em três eixos.

O primeiro é uma curadoria dos artistas Artur Lescher e Lenora de Barros que acontece no espaço do livro – eles convidaram 30 artistas que já passaram pela Temporada de Projetos para desenvolver obras especialmente para o “suporte papel”.

O segundo eixo é a Enciclopédia Temporada de Projetos 1997-2009, com verbetes e imagens sobre os mais de 180 artistas e curadores que participaram da Temporada de Projetos desde sua criação.

O terceiro é a instalação sonora 66X96, criada por Artur e Lenora com a colaboração de 61 artistas que participaram da Temporada de Projetos. A obra é composta por depoimentos que apresentam projetos imaginados para a comemoração dos 40 anos de Paço das Artes e estará encartado em um CD que acompanha a Enciclopédia, além de ficar em cartaz no espaço expositivo do Paço das Artes até 09 de janeiro de 2011.

Exposições

A terceira e última edição da Temporada de Projetos 2010 apresenta as exposições individuais dos artistas Estela Sokol, Rodrigo Bivar e Tiago Judas, que ficam em cartaz de 22 de novembro de 2010 a 9 de janeiro de 2010.

Como formação complementar às exposições, o Paço Educativo promove, no dia 04 de dezembro, sábado, das 15h às 17h, o Projeto Portfólio Temporada, que possibilita um encontro informal do público com os artistas, para que estes falem sobre suas obras em exposição e mostrem trabalhos anteriores, além de relatarem suas trajetórias e expectativas.

Estela Sokol apresenta “Claraboia” (2010), uma série de relevos e pinturas que eleva a relação da obra com o espaço que a circunda a partir da experimentação da cor e da luz.

Divulgação
Claraboia - Estela Sokol

Em “Turista azul” (2010), Rodrigo Bivar apresenta pinturas e vídeo, a maioria criada a partir de fotografias tiradas pelo artista em viagem ao Japão, que retratam a fantasia e a domesticação de situações cotidianas.

Tiago Judas apresenta O “Mistério líquido e a fatalidade sólida” (2010), que traz objetos utilizados nas pesquisas para roteiros de histórias em quadrinhos, maquetes e algumas HQs experimentais.

Divulgação
Monstro na cidade - Tiago Judas

Mais duas exposições são inauguradas no dia 22 de novembro de 2010 e ficam em cartaz até 09 de janeiro de 2011. Em parceria com a Escola de Comunicação e Artes da USP, o Paço das Artes recebe mais uma vez a FORMATURA/CAP 2010, que apresenta o resultado das pesquisas de graduandos do curso de artes plásticas da Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA-USP) em 2010.

No Ateliê Paço das Artes, a instituição aprofunda seu papel formador e abre seu subsolo à prática artística. Para inaugurar o espaço, o Paço convidou o grupo de pesquisa em pós-graduação Reflexões sobre a cor (ECA-USP), coordenado pelo artista e professor Marco Giannotti. O grupo apresenta no local os resultados de suas pesquisas.

Outras ações

Ainda em virtude de seus 40 anos, o Paço das Artes iniciou o projeto MaPA: Memória Paço das Artes, um cuidadoso levantamento de seu acervo documental para ser usado como fonte de pesquisa. A iniciativa é inaugurada por uma pequena amostra desse acervo exposto no Paço, em cartaz de 22 de novembro de 2010 a 9 de janeiro de 2011.

Iniciativa do Paço Educativo, o FlipPaço propõe como suporte para expressões artísticas um divertido formato, o flip book, livro que, folheado rapidamente, cria uma animação. Uma edição feita pelo artista convidado Paulo Monteiro será oferecida aos convidados no dia 22 de novembro de 2010.

A noite do dia 22 é complementada por algumas outras performances e shows: Sheila Mann Hara, cuja poética tem se orientado para a temática da convivência pacífica entre os povos através da culinária, apresenta a performance A única revolução possível é dentro de nós – Gandhi, que celebra a diversidade cultural e convoca do público sentidos que poucas vezes são estimulados por ações artísticas. A apresentação acontece às 19h30.
Artistas que fundem a música a outras linguagens contemporâneas dão a tônica da festa que acontece no espaço subsolo: às 20h30, Dudu Tsuda e Marcus Bastos apresentam um repertório musical pontuado por intervenções visuais, e Tatá Aeroplano é o DJ convidado para animar as pickups a partir das 21h15.

Continuidade das comemorações

No dia 25 de novembro, quinta, às 19h30, David Anfam, curador, historiador da arte e editor da importante editora Phaidon Press, profere palestra sobre a Color Field painting (pintura em campos de cor), a convite do grupo Reflexões sobre a cor.

Interligado à palestra acima, a oficina Reflexões sobre a cor propõe aos participantes o compartilhamento de investigações do grupo de pesquisa de mesmo nome. A idealização e coordenação do projeto é de Marco Giannotti, artista plástico e professor livre-docente do Departamento de Artes Plásticas da USP.

Outros quatro artistas-pesquisadores participam das atividades: Marcela Rangel, Maura Castanheira Grimaldi, Fabíola Salles e Eurico Lopes. As oficinas acontecem nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, das 14 às 17h.