Palestra arqueologia nos Andes: o berço milenar da tradição inca

No dia 6 de março, às 11h, o ProjetoCultura oferece na Fundação Ema Klabin palestra gratuita sobre arqueologia da região andina, focada na tradição dos incas. A palestra será ministrada pela professora Marcia Maria Arcuri, pós doutora em arqueologia pela USP e especialista em culturas antigas da Mesoamérica, que realiza anualmente escavações arqueológicas no Peru.

Arqueologia nos Andes: o berço milenar da tradição inca
A história da região andina é marcada pelo desenvolvimento remoto de sofisticadas técnicas de engenharia e por uma arquitetura monumental. As magníficas edificações encontradas pelos espanhóis em Cuzco, Machu Picchu e Ollantaytambo tornaram-se referência da sofisticação política e cultural do mundo andino, nos tempos pré-colombianos.

Os incas foram identificados, desde os tempos coloniais, pelo seu “caráter civilizador”. Contudo, a pesquisa arqueológica da região andina revelou, ao longo do século XX, que os incas herdaram um sofisticado legado cultural, sem o qual jamais teriam alcançado tamanho êxito político e econômico. Esta apresentação reúne evidências do surgimento das sociedades estatais nos Andes há cerca de quatro mil anos.

Ministrada por Marcia Maria Arcuri: Pós-doutoranda em Arqueologia no MAE/USP é Mestre em Estudos Pré-Colombianos pelo Departamento de História e Teoria da Arte da Universidade de Essex, Inglaterra.  Foi curadora da Exposição “Por Ti América” realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, nas sedes Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo (2006-2008).