Paulinho da Viola recebe homenagem sábado

Eliete Negreiros e o ator Elias Andreato interpretam suas composições no espetáculo "Leitura ilustrada: ensaiando a canção"

Gênio da Música Popular Brasileira, Paulinho da Viola

Batatinha, sambista baiano dos grandes, fez uma canção nomeando Paulinho da Viola como “ministro do samba”. Já Francisco Santana, baluarte da Portela, classificou-o como sucessor de Paulo da Portela.

De fato, Paulo César Batista de Faria, padrinho da Velha Guarda da Portela, é tudo isso e muito mais: verdadeiro “gentleman”, é um dos mais relevantes compositores da música popular brasileira de todos os tempos.

Celebrando sua obra, a cantora e escritora Eliete Negreiros e o ator Elias Andreato interpretam suas composições no espetáculo “Leitura ilustrada: ensaiando a canção”, destacando passagens de sua vida e obra na Livraria da Vila da Fradique Coutinho, neste sábado, 13 de agosto, a partir das 18h.

Tal evento é inspirado no recente lançamento de Eliete Negreiros, o livro “Ensaiando a canção: Paulinho da Viola e outros escritos”. O acompanhamento musical fica por conta do violonista Edmilson Capelupi, presença constante nas rodas de choro de São Paulo.

Eliete Negreiros, além de se destacar como cantora, é escritora e socióloga. Elias Andreato é ator, diretor e roteirista. Paulinho da Viola, ícone do samba brasileiro, também é chorão e portelense devoto, tendo inclusive chegado a emplacar um samba-enredo no Carnaval Carioca (“Memória de um Sargento de Milícias”, em 1966, faturou o título).

http://www.youtube.com/watch?v=v7sPJyqoNZs

Por Redação