Espetáculo “Pelada na rua” no Sesc Ipiranga
O Sesc Ipiranga promove a apresentação teatral “Pelada na rua” no dia 9 de fevereiro, às 21h, com entrada Catraca Livre.
A proposta do espetáculo, que faz parte do projeto Carnaval de beira do campo é revelar ao mundo uma grande descoberta: o método que vai transformar um cidadão comum num grande fenômeno do futebol, no maior jogador do mundo. Alexandre Roit é quem comanda o evento.
Da plateia são convocados os outros personagens fundamentais para que aconteça essa ‘Pelada na Rua’: o artilheiro, o goleiro, o bandeirinha e até as traves. Todos, cúmplices da brincadeira, que chega às raias do nonsense. Quem não vem para cena, cumpre sua participação como torcida dessa partida de futebol, “sem precedentes na história”.
- Sesc Sao Caetano: Espetáculos infantis todos os sábados de março
- Circo di SóLadies leva palhaçaria feminista ao Sesc Santo André
- Visita ao Maracanã, no Rio, um passeio pela história do futebol
- Chilenos do Chico Trujillo unem ska, cumbia e reggae no Sesc
O conflito entre estabelecer o jogo de futebol e demonstrar as técnicas de circo, como malabares, laço, chicote, rola-rola e acrobacia, é o tempero que cria um ritmo divertido e incomum, em que o público tem participação irrevogável no resultado final.
Sobre o Carnaval de beira do campo
Projeto que destaca as aproximações entre o Carnaval e o Futebol, dois ícones da cultura nacional que sempre estiveram juntos, percorrendo caminhos próximos desde o final do século XIX.
O futebol da várzea que acontecia nos campos de terra da periferia da cidade invariavelmente começava, acontecia e terminava em cantoria e samba. Além disso, os clubes de futebol inspiraram e deram origem a inúmeras marchinhas carnavalescas, incluindo os hinos dos times, que são marchinhas entoadas nos campos, durante os jogos e também nas ruas, antes, durante e depois dos carnavais.