Presidente Figueiredo, a cidade das 160 cachoeiras na Amazônia

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
27/02/2017 10:01 / Atualizado em 07/05/2020 04:41

Cento e sete são apenas as catalogadas, mas os guias da região garantem que o número sobe para 160, pois há muitas cachoeiras escondidas, e outras ainda inacessíveis. Elas estão um pouco longe da turma do Sudeste, mas longe é uma palavra que não existe para aventureiros.

Presidente Figueiredo, localidade a 107 km de Manaus, ampliou nosso conhecimento sobre cachoeiras, cascatas, corredeiras e quedas d’água. Seu conjunto forma uma das regiões mais “encachoeiradas” do planeta.

A região amazônica é geograficamente quase plana, daí o mistério da existência dessas cachoeiras. Mas, a proximidade de Presidente Figueiredo com o planalto das Guianas, que apresenta um terreno ondulado, viabilizou a formação dessas cachoeiras, entre elas as concorridas do Santuário, da Onça, da Iracema, da Pedra Furada, dos Arcos,…

Chegar até elas é se aventurar por trilhas escorregadias no labirinto de árvores, algumas delas enormes, como a Sumaúma e cavernas que já foram cachoeiras. Às vezes, tivemos que seguir o barulho da queda d’ água para encontrá-las mocozadas dentro da mata quente e úmida. Elas convidam a ducha forte e depois a mergulhos na piscina natural que se forma, ou ainda se lascar na corredeira.

Uma viagem à Terra das Cachoeiras’, como a região é conhecida, propicia aos que madrugam observar macacos e aves, como o tucano ou o galo da serra, ave símbolo da região.

/caption]

Como chegar

De Manaus a Presidente Figueiredo pela rodovia BR-174 que liga a capital amazonense a Boa Vista e Venezuela