Animações cinematográficas no Centro Histórico do Mackenzie
Nos dias 24 e 31 de agosto, o projeto Cine e Vídeo promove no Centro Histórico do Mackenzie uma Mostra Cinematográfica destinada a animações de várias épocas e nacionalidades, com curadoria de Dominique Fretin. A entrada é Catraca Livre.
No dia 24, às 19h, acontece exibição de curtas de animação de Norman McLaren, diretor canadense conhecido por ser um dos ícones da animação experimental, já na década de 1940.
Algumas das obras marcantes de Norman estarão em cena, como Neighbors (1952), Begone Dull Care (1951), Pas de deux (1968), Narcissus (1984) e Le Merle (1958).
- Cinema histórico tem programação especial no Festival de Inverno em Paranapiacaba
- Festival das Marias no Brasil acontece no MIS, Teatro Sérgio Cardoso e O Mundo do Circo
- Você sabia que estes 10 animais estão ameaçados de extinção no Brasil?
- As fascinantes histórias que há por trás de 10 obras de arte famosas
Após a exibição, Dominique Fretin dará uma palestra trazendo análises sobre todo o processo de criação das obras de Norman McLaren.
Já no dia 31, também às 19h, o Projeto traz animações mais atuais. Com obras do diretor, animador e ilustrador Michael Dudok Wit, a intenção é oferecer ao telespectador maior contato com produções criativas e mundialmente premiadas.
Algumas das obras apresentadas serão “Tom Sweep” (1992), “The monk and the fish” (1994), “Father and daughter” (2000) – vencedor do Oscar de Melhor Curta de Animação, em 2001 – e “The Aroma of the Tea” (2006).
Dominique Fretin é professor de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie e amante das artes visuais, a Mostra é gratuita e aberta a todos os interessados.
Sobre o projeto
O Projeto Cine e Vídeo tem como objetivo trazer pequenas mostras, sempre gratuitas, com palestras na primeira terça-feira de cada ciclo. As sessões fazem parte de uma diversa programação cultural do Centro Histórico, um espaço histórico e cultural vivo, com uma agenda diversificada e sempre aberta à participação de todas as pessoas.