Quatro peças do Teatro Oficina

Os aviões levando a bordo os 60 artistas do Tyaso Uzyna Uzona, os caminhões que levam a tenda a ser erguida nos terreiros eletrônicos pelo país e outro caminhão com cenários e figurinos, vão convergir em sete cidades brasileiras ao longo de dez meses, até dezembro de 2010, para quatro sessões únicas das quatro peças do repertório encenadas em 2008, 2009 e 2010, e para encontros com os artistas locais em oficinas Uzyna Uzona. A turnê ganha o nome de “Dionisíacas em Viagem”.

A viagem começa em São Paulo, no dia 29 de abril, com a estreia de Taniko, o Rito do Mar no próprio Teatro Oficina, na Rua Jaceguai. Faz duas semanas de temporada nesta cidade e depois segue para Brasília, Salvador, Recife, Belém, Manaus, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. No fim do ano encerra a jornada com curta temporada, apenas uma apresentação de cada espetáculo, em São Paulo.

A quadra de espetáculos é formada por “Taniko, o Rito do Mar, nô japonês” que narra a viagem iniciática dos peregrinos em busca de remédio para a mãe do aprendiz Cogata que os acompanha, um espetáculo-culto de meditação espacial e atuação teatral; “Estrela Brazyleira a Vagar – Cacilda!!”, segunda parte da maxi-série teatral sobre a vida-obra da grande atriz estrela Cacilda Becker, produzida no final do ano passado; “Bacantes”, a origem do Teatro através do rito de nascimento, morte e renascimento do deus do vinho, e do teatro Dionísios e “Banquete”, o diálogo de Platão virado bori a Eros pelo Oficina que encerrará cada jornada em uma festa de beber sabedoria na insânia.

Em todas cidades o terreiro vai ser traçado e o circo armado para receber até 1500 pessoas nas sessões únicas. Assim como em São Paulo a entrada será um quilo de alimento não perecível.

Programação:
29 de abril e 6 de maio, às 21h (“Taniko”)
30 de abril e 7 de maio, às 20h (“Cacilda!! Estrela Brazyleira a Vagar”)
Dias 1o e 8 de maio, às 18h (“Bacantes”)
Dias 2 e 9 de maio, às 18h (“Banquete de Platão”)