Quer ser um jornalista de Moda?

“Eu quero ser Jornalista de Moda”, esse é o concurso aberto pela Escola de Empreendedores – Moda e Negócios. Para ganhar um curso completo de Jornalismo de Moda basta responder em até 500 caracteres: Porque você quer ser Jornalista de Moda?

O vencedor  receberá como prêmio um curso online. A resposta deve ser enviada até o dia 30/05/2009 para: concurso@escoladeempreendedores.com.br acompanhada de: nome completo, RG, data de nascimento, endereço completo, telefone e e-mail. O resultado será divulgado no dia 8 de junho. Pessoas de todo o Brasil podem participar. Mais informações: http://www.escoladeempreendedores.com.br/

O curso será administrado pela Angela Valiera, que atua nessa área do jornalismo dedesde 1998, quando iniciou como colunista de Moda da Rádio CBN – Curitiba. Jornalista, publicitária e desenhista industrial, especialista em moda e comunicação, pela Universidade Anhembi Morumbi, e docência pela FGV. É docente em cursos de graduação e pós-graduação em Moda em instituições de ensino de MG e SC desde 2001.

Programa:

Módulo 1 – A Moda
Aula 1
– 1.1. O que é a moda? Entendendo a roupa, a indumentária, a moda e o estilo.
– 1.2. Moda: reflexo da sociedade.
– 1.3. Moda brasileira.
– 1.4. Moda conceitual e moda comercial: a criatividade e o mercado.
– 1.5. Alta costura e prêt-à-porter.
Módulo 2 – O Jornalismo

Aula 2
– 2.1. Comunicação e jornalismo.
– 2.2. O jornalismo, a imparcialidade, a interpretação e a opinião.
– 2.3. Características da notícia e formas de reportá-la.
– 2.4. Cada veículo um formato.
– 2.5. A origem da notícia.
Módulo 3 – O Jornalismo de Moda

Aula 3
– 3.1. O profissional Jornalista de Moda: competências e habilidades exigidas pelo mercado.
– 3.2. Quando a moda é notícia: entendendo os processos da moda
– 3.3. Qual o papel da imprensa no processo de adoção de uma nova moda?
– 3.4. Biótipo de modelo.

Aula 4
– 4.1. Os elos da cadeia têxtil e suas características específicas na reportagem.
– 4.2. O texto e a imagem no jornalismo de moda.
– 4.3. Construindo matérias de moda em diferentes formatos.
– 4.4. Editorial de moda.

Aula 5
– 5.1. As adaptações para cada perfil de público.
– 5.2. Feminino
– 5.3. Masculino
– 5.4. Jovem, Teen e Tween

Aula 6
– 6.1. Informação x opinião. Conceito de crítica jornalística.
– 6.2. Como fazer crítica jornalística de moda.
– 6.3. O processo do desenvolvimento de produto e de coleção.
– 6.4. Lançamento de coleção.

Aula 7
– 7.1. Cobertura de eventos.
– 7.2. A cobertura de desfiles
– 7.3. Muito além das passarelas. Os diversos tipos de eventos de moda.

Aula 8
– 8.1. Assessoria de imprensa no segmento de moda.
– 8.2. Press-Release e press-kit de moda.
– 8.3. Atuação da assessoria de imprensa nos desfiles.