Reflexões sobre expressões corporais

Dia 29 de março, às 20h, o Sesc Pompeia recebe Joubert Arrais e Leandro de Souza pelo projeto “Primeiro Passo” com entrada gratuita.

O encontro traz uma reflexão sobre “Eu danço sambarroxé” de Joubert Arrais e “Nunca Mais Bom Crioulo” de Leandro de Souza.

Joubert Arrais (CE) apresenta sua pesquisa desenvolvida no contexto do mestrado em dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com orientação de Mara Guerrero (SP), e aprofundada em performances experimentais no nordeste brasileiro e em Portugal.

O trabalho propõe uma reflexão sobre clichês midiáticos populares, a partir do experimento do corpo, com foco na cabeça, pélvis, braços e pés.

Já Leandro de Souza (SP), a partir do romance naturalista “O Bom Crioulo” do escritor brasileiro Adolfo Caminha (1867-1897), apresenta a proposta de uma reflexão sobre o corpo do negro que é/foi fetichizado, erotizado, folclorizado e mitificado e que, ao mesmo tempo, fascina e ameaça. Debatedora convidada: Dulce Aquino (BA).

Divulgação
Nunca mais bom Crioulo

Primeiro Passo

O projeto “Primeiro Passo” apresenta trabalhos que demarcam inaugurações, sejam obras de novos criadores ou de criadores que iniciam outros percursos. Além de mostrar tais produções, o projeto as contextualiza em relação à tradição e às linhas de pesquisa em que estão inseridas.

Primeiro Passo conta com a assessoria e mediação de Angela Nolf, que após as apresentações, com mais um pesquisador convidado, conversa com o público e os artistas sobre as propostas apresentadas.