Retrospectiva de documentários musicais

A linguagem cinematográfica falando sobre a musical. Uma arte retrata a outra. Assim será na mostra Cine MPB – uma retrospectiva de documentários que abordam artistas e períodos musicais diversos da música brasileira, que poderá ser conferida entre 4 e 15 de janeiro de 2012, no Centro Cultural Banco do Brasil, com ingressos a R$ 4.

Veja a programação completa

Entre os 17 títulos selecionados estão vencedores do prêmio do público de diversos festivais. É o caso de “Fabricando Tom Zé” (de Décio de Mattos Jr.) e “Loki – Arnaldo Baptista” (de Paulo Henrique Fontenelle), ambos eleitos pelas audiências do Festival do Rio e da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Outros eleitos pelo público são “Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano” (de Henrique Dantas), nos festivais de Brasília, Curta-SE (Sergipe) e In-Edit Brasil; “Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” (de Micael Langer, Claudio Manoel e Calvito Leal), no Festival de Paulínia; e “Samba Riachão” (de Jorge Alfredo), no Festival de Brasília.

A programação destaca obras voltadas a grandes nomes da história da música brasileira, como “Cartola” (de Hilton Lacerda e Lírio Ferreira), vencedor do prêmio de melhor trilha sonora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2008; “Elza” (de Izabel Jaguaribe & Ernesto Baldan), sobre a cantora Elza Soares; e “Vinícius” (de Miguel Faria Jr.), sobre o poeta e compositor Vinícius de Moraes, grande sucesso nas salas brasileiras de cinema.

Movimentos musicais também estão presentes, em produções como “Botinada! A Origem do Punk no Brasil” (de Gastão Moreira), com Inocentes e Ratos do Porão, “Rock Brasília” (de Vladimir Carvalho), com Legião Urbana e Capital Inicial, e “Fala Tu” (de Guilherme Coelho), em que três personagens sonham em viver do rap e do hip hop.

A programação traz ainda trabalhos sobre os artistas inovadores Itamar Assumpção, em “Daquele Instante em Diante” (de Rogerio Velloso), e Jards Macalé, que protagoniza “Jards Macalé – Um Morcego na Porta Principal” (de Marco Abujamra).

Completam o cardápio “Titãs, A Vida Até Parece Uma Festa” (de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves, vencedor do prêmio de melhor documentário musical no Vídeo Music Brasil), “Paulinho da Viola – Meu Tempo É Hoje” (de Izabel Jaguaribe), que conta com participações de Marina Lima, Zeca Pagodinho e Marisa Monte; “O Milagre de Santa Luzia” (de Sergio Roizenblit), conduzido pelo sanfoneiro Dominguinhos; e “Gretchen – Filme Estrada” (de Eliane Brum & Paschoal Samora).

O Catraca Livre indica três documentários que estão na programação da mostra, confira nas abas abaixo:

Filho de João – O Admirável Mundo Novo Baiano

Filhos de João – O Admirável Mundo Novo Baiano (Brasil, 20o9, 75′, dir. Henrique Dantas, Livre)

Em meio ao nascer da Tropicália – período contracultural brasileiro – o grupo Novos Baianos misturou rock’n roll e samba e instituiu ali uma nova forma de construir música e ainda mais, uma nova forma de coletividade regada a guitarra, violões e futebol. Integrantes do grupo e outros personagens que acompanhavam aquele cenário crescer como Tom Zé ajudam a construir a narrativa do documentário.

Rock Brasília – Era de Ouro

Rock Brasília – Era de Ouro (Brasil, 2011, 111′, dir. Vladmir Carvalho, classificação indicativa: 12 anos)

O rock serviu como plataforma política na capital federal, e ícones que protagonizaram este cenário com seus grupos musicais como Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), Dado Villa-Lobos (Legião Urbana) e Philippe Seabra (Plebe Rude) contam neste documentário como suas músicas estimularam uma nova geração.

Cartola – Música para os Olhos

Cartola – Música para os Olhos (Brasil, 2006, 85′, dir. Lírio Ferreira e Hilton Lacerda, Livre)

O documentário traz a história de Angenor de Oliveira – conhecido popularmente como Cartola – um dos maiores expoentes da música brasileira dos últimos tempos. Sua vida é narrada pelos que participaram de sua mocidade, além de registros históricos do sambista mangueirense.

Por Redação