Road movies integram a programação do “Curta Cinemateca”
Mostra exibe gênero narrativo associado ao cinema americano
O “Curta Cinemateca” deste mês apresenta uma série de produções brasileiras inspiradas pelos road movies. As exibições ficam em cartaz até o dia 30 de junho, sempre às terças e sábados, às 18h, com entrada Catraca Livre.
“Numa Beira de Estrada”, de Marcos Guttmann “Trópico das Cabras”, de Fernando Coimbra, “Flores da Estrada”, de Marcos Gonzalez, “O Último Raio de Sol”, de Bruno Torres e “Felicidade é… estrada”, de Jorge Furtado são alguns dos curtas-metragens que integram a mostra.
Confira a programação completa aqui.
- Cunha e Paraty, dobradinha perfeita para curtir o próximo feriado
- Cineasta Tadeu Jungle é tema de mostra na Cinemateca Brasileira
- Cinema Marginal e Boca do Lixo são temas do “Curta Cinemateca”
- “Curta Cinemateca Especial” na Cinemateca Brasileira
Trópicos das Cabras
Trópico das cabras (São Paulo, 2007, cor, 24’, dir.: Fernando Coimbra)
Um casal em crise parte do litoral para o interior de São Paulo, num Chevette, para salvar ou perder de vez sua relação. Aos poucos, se entregam a um estranho jogo sexual.
Felicidade é… estrada
Felicidade é… estrada (Rio Grande do Sul, 1995, cor, 17’, dir.: Jorge Furtado)
Dois casais amigos, vivendo um raro momento de felicidade, tomam a estrada em direção à serra para passar o que promete ser o feriadão ideal. Um caminhoneiro, vivendo seu inferno astral, tem que entregar uma encomenda numa cidade distante, com seu caminhão velho e sem freios, e voltar correndo para um insuportável compromisso doméstico. Num breve futuro, estes dois caminhos vão terminar se cruzando.
Trecho
Trecho (Minas Gerais, 2006, cor, 17’, dir.: Clarissa Campolina e Helvécio Marins Jr)
O filme acompanha a caminhada de Libério por estradas que o levam de Belo Horizonte à Recife. Um diário imagético e sonoro remonta uma viagem realizada há oito anos. As lembranças e os questionamentos do personagem se mostram transformados pelo passar do tempo, pela paisagem e pela própria experiência do filme.