Saiba mais sobre o Sarau Poesia na Brasa
Criado em 2008, o Sarau Poesia na Brasa é um movimento cultural da periferia para a periferia. O objetivo é produzir e divulgar a arte desse ambiente.
Os encontros são quinzenais e ocorrem sempre aos sábados, a partir das 19h no Bar do Carlita. Com tambores e oralidade em destaque, o grupo resgata tradições milenares dos ancestrais.
Desde julho de 2008, o grupo realiza saraus regulares dentro de bares (Bar do Cardoso e Bar do Carlita). Além disso, se apresenta em escolas, UBSs, Unidades da Fundação Casa, Centros Culturais e qualquer espaço que permita a troca de ideias e palavras. Com dois anos de estrada, já lançaram 6 livros de autores das periferias de São Paulo, principalmente Vila Brasilândia, além do livro “Tambores da Noite” do poeta Carlos de Assumpção.
O Sarau Poesia na Brasa é parte integrante de um movimento de “Literatura Periférica” que acontece, principalmente, na periferias de São Paulo. Nascido do exemplo de outros saraus em periferias paulistas, como o Cooperifa, o Sarau do Binho e o Elo da Corrente, mas mantendo e expressando sua originalidade e independência nos trabalhos.
Todo mundo é convidado e bem-vindo a participar do Sarau, basta saber chegar, “… no miudinho, chega devagar…”.