Saiba o que fazer em Lisboa em apenas um dia

O melhor bilhete para conhecer Lisboa em apenas um dia, sem dúvida, é ir atrás dos grafites

Em parceria com Viramundo e Mundovirado
02/08/2016 17:57 / Atualizado em 07/05/2020 03:50

 
  - www.bestourism.com

O melhor bilhete para conhecer Lisboa em apenas um dia, sem dúvida, é ir atrás dos grafites. Reconhecidos internacionalmente como verdadeira expressão de arte voltada para o povo, eles também se tornaram na cidade um grande projeto cultural, ao incentivar artistas do mundo inteiro a ocupar espaços degradados, transformando-os em obras de arte.

Na procura dos grafites acabei fazendo uma ode à caminhada, pois “uma cidade que não tem rua para caminhar não tem lugar para a alma”, como disse um arquiteto americano. E aí é outra conversa, uma delícia passear pelas ruas de Lisboa, sejam elas no centro histórico ou não e fazer suas próprias descobertas: uma lojinha que conserta todo tipo de brinquedo, uma alfaiataria que faz seu terno em um dia, uma loja de queijos de diferentes países europeus, outra de embutidos e outra ainda de todo tipo de peixe enlatado.

Nenhum outro roteiro explora a cidade com tanto charme como esse de andar pelas ruas em busca dos grafites. Todos sabem que uma das maravilhas de Lisboa é a luz, e assim entre sombras e contraluzes que vão permeando meu passeio, me deparo numa viela com um grafite do artista português Bordalo II. Guarde bem esse nome. Sua obra que além do grafite recicla diversos materiais já é considerada uma das melhores do mundo.

A lista de grafiteiros cujas obras decoram Lisboa é enorme, e entre eles os já famosos Vihls, Eime, Odith, Okuda, AkaCorleone, OsGemeos, me pareceu que quanto mais a parede é cheia de manchas, esburacada, rústica, desnivelada, ela é a escolhida pelo artista. É ali que eles projetam seus personagens oriundos de um mundo lúdico e pleno de poesia.
Para mim o que importou foram as sensações que experimentei diante dessas obras. E de quebra conheci melhor Lisboa.

Quem leva
TAP www.flytap.com

Onde ficar
Don Pedro Hotels, no bairro chique da Amoreiras, com preços acessíveis (www.dompedro.com)
Lisbon Hostel, Rua do Ataíde 7, Chiado, Lisboa (www.lisb-onhostel.com)

Passeios
Várias agências de turismo oferecem passeios para curtir os grafites, considere:
Lisbon Street Art Tours (lisbonstreetarttours @gmail.com)
Wild Walkers Tours (www.wildwalkerstours.com)
Lisbon Sustainable Tourism (www.lisbonsustanabletourism.com)

Por Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado