Santos negros no Museu de Arte Sacra

"Benedito das Flores e Antonio do Categeró", celebra o Mês da Consciência Negra

Por Redação
17/11/2011 09:53 / Atualizado em 27/12/2011 15:48

divulgaçãoOs santos contemplados na mostra possuem devotos ao redor do mundo
Os santos contemplados na mostra possuem devotos ao redor do mundo

As esculturas de santos representam uma tradição artística muito usual em cidades históricas, religiosas, conhecida como Arte Sacra. São Paulo possui um museu que aborda essa vertente artística e tal instituição, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, promove uma comemoração ao Dia da Consciência Negra: de 17 de novembro (abertura da mostra), até 10 de março de 2012, fica em cartaz a exposição “Benedito das Flores e Antonio do Categeró”, com entrada de R$3 a R$6.

A mostra traz 170 esculturas em materiais como barro, barro cozido, madeira, gesso e acessórios em prata. São imagens dos dois santos negros, Benedito das Flores e Antonio do Categeró, que possuem enorme quantidade de devotos pelo mundo.

Com curadoria de Emanoel Araujo, as obras vêm do acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo, Museu Afro Brasil e de colecionadores particulares e apresentam exemplos da exuberante iconagrafia – esculturas em madeira e argila, policromia e pinturas, datadas do século XVI ao XIX – destes dois santos.

Além da exposição, conhecer o Museu de Arte Sacra, fruto de um convênio entre o Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo no ano de 1969, é um programa que, por si só, vale a pena.