III Encontro da Cultura Hip Hop em São Miguel Paulista

O objetivo do III Encontro da Cultura Hip Hop é valorizar a produção local e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância do bairro no desenvolvimento da cidade. “Queremos promover um encontro cultural em São Miguel que transforme o cenário do conhecimento no cenário do reconhecimento da diversidade, não apenas da informação, do evento e do desconhecimento. Conectar o bairro no circuito de redes de trocas no intuito de implementar a cidadania cultural”, explica Tião Soares, coordenador de cultura da Fundação Tide Setubal.

divulgação
Tiely Queen

Debater a presença feminina no movimento Hip Hop também é diretriz do evento. Para a rapper e atriz Tiely Queen, uma das participantes do Encontro, o envolvimento da mulher dentro do movimento vem mudando. “No começo, era preciso se vestir e cantar como homem para sermos aceitas. Eles pensavam que a única forma que poderíamos contribuir era cuidando da casa e dos filhos. Gradativamente, isso está mudando. A mulher se posiciona dentro do movimente e impõe respeito. E isso faz com que muitas se tornem referência dentro da cultura Hip Hop”, conta Tiely.

Durante o encontro, que reunirá todos os elementos do Hip Hop estão apresentações de Rap, Break, MCs, Djs, B-Boys e Graffiti, Entre os convidados, os MCs Max. B.O, Emicida, Rúbia Fraga, integrante do grupo RPW – um dos mais antigos de São Paulo que influenciou uma geração, e a atriz e rapper Tiely.

Na programação está também o documentário “Guerreiras do Brasil”, produzido por Fábio ACM com direção de Cacau Amaral. O filme é um registro do encontro de 40 rappers mulheres em uma ilha do Rio de Janeiro para discutir a questão da violência doméstica. “Foi um marco muito importante dentro do hip hop, tive a oportunidade de conhecer mulheres de vários lugares que produzem cultura de forma séria, inteligente e criativa. E é isso que iremos mostrar durante o III Encontro da Cultura Hip Hop no CDC Tide Setubal”, conta Tiely.

Redação

Por Redação

Conteúdos produzidos por uma equipe super diversificada da Catraca Livre. Diferentes perfis se unem para compor um time plural focado em traduzir o melhor do jornalismo para nosso público.