Seleção de filmes portugueses na Cinemateca Brasileira

Do dia 31 de março até 4 de abril, acontece na Cinemateca Brasileira “Cinema Português Inédito”. Uma seleção de filmes portugueses produzidos nos anos 2000.

Organizado pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS), com o apoio do Consulado Geral de Portugal em Salvador, Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) de Lisboa, e Instituto Camões-Embaixada de Portugal, o ciclo “Cinema Português Inédito” prioriza a filmografia recente do país, apresentando obras que tiveram sessões pontuais em mostras e festivais brasileiros, mas que não foram lançadas comercialmente por aqui.

Oportunidade rara para o público assistir a algumas das mais representativas produções do chamado “novo cinema português”, a mostra reúne filmes de tendência mais autoral.

“Antes que o tempo mude” (2003), marca a promissora estreia do dramaturgo e diretor de teatro Luís Fonseca no longa-metragem, é um drama com fortes doses de erotismo.

“Vanitas” (2004) é o último filme do veterano cineasta  Paulo Rocha, pioneiro do Cinema Novo Português dos anos 60, tendo rodado alguns dos clássicos do movimento como “Os verdes anos” (1963).

Fecham a programação dois filmes do cultuado diretor Miguel Gomes,  o curta-metragem “Cântico das criaturas” (2006) e a comédia ‘A cara que mereces” (2004), seu primeiro longa.
Programação

31 de março

Sala Cinemateca BNDES

18h – “Vanitas”

20h – “Cântico das Criaturas” e “A cara que mereces”

01 de abril

Sala Cinemateca BNDES

18h30 “Antes que o tempo mude”

02 de abril

Sala Cinemateca BNDES

18h “Cântico das Criaturas” e “A cara que mereces”

20h30 “Vanitas”

03 de abril

Sala Cinemateca BNDES

19h “Antes que o tempo mude”

21h “Vanitas”

04 de abril

Sala Cinemateca BNDES

17h “Cântico das Criaturas” e “A cara que mereces”

20h “Antes que o tempo mude”

Por Redação