Semana do hip hop no CCJ traz Emicida

Por Redação
17/02/2011 10:17 / Atualizado em 05/05/2020 16:16

Neste mês de março o Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ) completa 5 anos de existência. Para comemorar, o Centro traz uma série de atrações com entradas gratuitas.

Entre a programação está a “Semana do Hip-hop” que apresenta exibições de filmes, o Festival Reviva Rap com participação de Odisséia das Flores e Criolo Doido, e ainda show com o ícone do Hip-hop Emicida.

Confira a programação

Filme

Nos tempos da São Bento
Direção: Guilherme Botelho. Apresentação: Dugueto Shabazz. Narração: Paulo Brown

Rodado entre 2007 e 2010, o minucioso documentário nos leva ao conflito com o esquecimento: este ato social de se apagar fatos, pessoas e grupos da história. Exercitando a narrativa, “Nos Tempos da São Bento” é uma busca à memória coletiva do Hip Hop. A exibição será seguida de bate-papo com a equipe de produção do filme.

Dia 15/03, terça, 19h30. Anfiteatro.

Distribuição de ingressos 1 hora antes da sessão, na recepção do CCJ.

http://www.youtube.com/watch?v=PErMjXBwk7s

Bate-Papo

A Saga do Hip-hop e genocídio da Juventude
Com: Rapper Pirata, Nando e Ak47.

Debate-papo sobre a história do Hip Hop Paulistano desde a década de 80: a trajetória dessa prática artística juvenil, os preconceitos, perseguições e formas violentas de tratamento dos jovens nos locais mais afastados. No final, apresentação dos grupos Rapper Pirata e Fantasmas Vermelhos.

Dia 16/03, quarta, 19h30.

Improvisações

Microfone Aberto

No horário do almoço, o DJ Xdee vai montar sua aparelhagem no Hall de Entrada do CCJ: nas caixas de som, sets de clássicos, raridades e variações do rap se intercalam com bases para improvisações do público presente: versos, rimas, freestyle e rodas de dança são bem vindos.

Dia 17/03, quinta, 12h.

Mulheres

Arte Mãe

O projeto Arte Mãe traz ao CCJ algumas manifestações da produção feminina dentro da cultura hip hop.

A DJ e performer Lisa Bueno, uma das mais ativas da cena, mostra suas habilidades com os toca-discos e mantém o som durante as apresentações de Lívia Cruz e Shirley Casa Verde, que cada uma a sua maneira, apresentam seus raps e virtuoses urbanas. A renomada e premiada, b.girl Miwa, vem pra mostrar que habilidade, talento e força, não é coisa só pros manos.

Dia 18/03, sexta, 20h.

Retirar ingressos com 1 hora de antecedência na recepção do CCJ.

Festival

Festival Reviva Rap
Curadores: Anderson Lima e Israel Neto.

A 1ª edição do Festival Reviva Rap CCJ, contará com 10 grupos de todas as regiões da cidade, concorrendo por 4 vagas para a Coletânea Reviva Rap. Os convidados serão o grupo feminino Odisséia das Flores e o carismático Criolo Doido.

Dia 19/03, sábado, das 17h às 21h30.

Caos do Subúrbio

Caos do Subúrbio

Formado por 4 Mc’s (Eliabe Caos, Gegê, LuizPreto e Negro Rás) e pelo DJ Guinho, o grupo Caos do Subúrbio é um catalisador das mensagens de auto-estima, identidade e resgate à ancestralidade. Convidados: NusCorre, Odisséia das Flores, Phantom (Boca do Lixo) e Rincon Sapiência. Apresentação: Réu e Mamuti. Discotecagem: DJ Dan Dan e DJ Guinho.

Dia 20/03, domingo, das 13h às 17h.

Retirar ingressos a partir das 10h, na recepção do CCJ.

Emicida

Emicida: Do Cachoeira pro mundo

Cria da Zona Norte de São Paulo, Emicida começou a se destacar na cena rap em 2006 por conta dos torneios de freestyle. De 2008 pra cá, o rapaz lançou um single, um EP e duas mixtapes: a comentadíssima “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida até que eu Cheguei Longe” e a mais recente “Emicídio”, que solidificou seu nome no cenário do Rap Nacional. Convidados: Sombra, Rashid e outros.

Dia 20/03, domingo, 18h.

Retirar ingressos a partir das 10h, na recepção do CCJ.