Festival Internacional de Curtas-Metragens de 2009
Exibição faz parte da programação do “Cena Curta” e conta com bate-papo com o diretor Thiago Mendonça e com a organizadora do festival Zita Carvalhosa
No dia 8 de setembro, a partir das 17h, o Sesc Consolação apresenta dez curtas nacionais premiados em votação do público durante o 20º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, realizado em 2009.
Dividido em duas sessões, com cinco curtas cada, a exibição em DVD conta ainda com dois bate-papos. um com o diretor Thiago Mendonça, do curta “Minami em close-up – A boca em revista”, e outro com Zita Carvalhosa, da Associação Cultural Kinofórum.
Confira a seleção de curtas:
- Espetáculo gratuito ‘A Todo Vapor’ encerra temporada neste domingo no Teatro do Sol
- Pixar anuncia lançamento de curta derivado de “Up – Altas Aventuras”
- “Nervo Errante” está no 32º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo
- Vanessa da Mata e Orquestra Heliópolis se apresentam dia 15
PRIMEIRA SESSÃO – 17h
A Casa dos Mortos – Débora Diniz – Brasil (DF), 2009 – 20′ – Doc.
Jaime, Antônio e Almerindo são homens anônimos, considerados perigosos para a vida social, cujo castigo será a tragédia do suicídio, o ciclo interminável de internações, ou a sobrevivência em prisão perpétua nas casas dos mortos.
A Guerra de Arturo – Júlio Taubkin, Pedro Arantes – Brasil (SP) – 2009 – 19′ – Fic.
Arturo é um reles funcionário da redação de um grande jornal. Sua rotina é quebrada quando, por um erro de digitação, ele deflagra uma guerra entre Brasil e Argentina. Agora, resta a Arturo consertar seu erro, salvar o mundo e ficar com a garota.
Fractais Sertanejos – Heraldo Cavalcanti – Brasil (CE) – 2009 – 19′ – Doc.
A história de um operário da construção civil que se torna artista ao sair do coma, esculpindo obras abstratas que denomina “TudoeNada”, semelhantes aos fractais estudados na física e na matemática do caos.
Minami em Close-up – A boca em revista – Thiago Mendonça – Brasil (SP) – 2008 – 18′ – Doc.
A trajetória da revista “Cinema em Close-up”, que nos anos 70 tornou-se um sucesso de vendas, e de seu editor Minami Keizi é o ponto de partida para contar a história dos filmes da Boca do Lixo e seus personagens.
O Divino, De Repente – Fábio Yamaji – Brasil (SP) – 2009 – 6′ – Doc.
Ubiraci Crispim de Freitas, personagem real conhecido por Divino, canta repentes e conta sua vida neste documentário animado com ficção experimental.
SEGUNDA SESSÃO – 19h30
No tempo de Miltinho – André Weller – Brasil (RJ), 2008 – 17′ – Doc.
Investigação musical. Miltinho, cantor atuante desde os anos 40, empresta sua peculiaríssima voz para falar. O inconfundível estilo do Rei do Ritmo é dissecado em entrevistas, apresentações musicais e imagens de arquivo.
Nós Somos Um Poema – Brasil (RJ) – 2008 – 17′ – Doc.
O filme conta a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira, Pixinguinha e Vinicius de Moraes, que se juntaram para compor a trilha sonora do filme de Alex Viany, “Sol sobre a lama”.
Nº 27 – Marcelo Lordello – Brasil (PE) – 2008 – 19′ – Fic.
– O banheiro tá na limpeza – responde segurando a maçaneta, com toda força. – Limpeza?!? – É, procura outro, por favor.
Olhos de Ressaca – Petra Costa – Brasil (SP) – 2009 – 20′ – Exp.
Vera e Gabriel estão casados há 60 anos. Eles divagam sobre a própria história e em seu rememorar, imagens de arquivo familiar se confundem com imagens do presente, tecendo um universo afetivo e onírico.
Superbarroco – Renata Pinheiro – Brasil (PE) – 2008 – 17′ – Fic.
A ornamentação na ruína; o escuro no claro; o silêncio na voz; o imóvel na ação.