Programação especial de instrumentos de cordas
"A Família das Cordas" resgata musicalidades que marcaram transições de instrumentos de cordas
Violino, viola, violoncelo, contrabaixo, violão e outros instrumentos de corda são cultuados na programação do projeto “A Família das Cordas”, que ocorre nos dias 6, 7, 13 e 14 de março no palco do Sesc Consolação. As apresentações ocorrem sempre às 21h, com ingressos até R$ 10.
Com curadoria de João Marcos Coelho, o evento apresenta artistas que transitarão entre musicalidades de épocas distintas como o barroco de Antonio Vivaldi e Georg Philip Telemann até músicos contemporâneos como Luciano Berio e Hermeto Pascoal.
Confira detalhes dos artistas que se apresentam na programação do evento nas abas abaixo:
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
dia 6
às 21h
Músicos de Capella (violino)
O grupo liderado pelo violinista Luís Otávio Santos traça um panorama histórico da utilização do violino, apresentando ao público instrumentos construídos com arcos curvos barrocos e cordas de tripas de animais, entre outras matérias-primas. Tais violinos apresentam uma sonora muito diferente dos instrumentos modernos.
A formação do quarteto traz dois violinos barrocos, viola da gamba e violoncelo barroco. Serão executadas obras dos séculos 16 a 18 de autores que vão de Michael Praetorius a Johann Sebastian Bach.
dia 7
Às 21h
O trio de cordas formado por Peter Pas (viola), Pedro Gadelha (contrabaixo) e Dimos Goudaroulis (violoncelo) divide o palco com o duo A Arte do Instante, formado por Dimos Goudaroulis e o percussionista Eduardo Contrera. O espetáculo traz peças do italiano Luciano Berio, do norte-americano Elliot Carter, do alemão Hans Werner Henze e do polonês Witold Lutoslawski.
O show apresenta a formação de cordas viola-violoncelo-contrabaixo, mesclando com números com percussão.
dia 13
Às 21h
Camerata Fukuda
Formado há quatro décadas, a Camerata Fukuda é um dos pioneiros grupos de cordas no Brasil. O repertório traz peças dos séculos 18 e 19 para solo dos principais instrumentos de corda: violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Serão interpretados o “Concerto para 2 Violinos” de Antonio Vivaldi e o “Concerto em Dó Maior”, para violoncelo, de Joseph Haydn, entre outras peças.
Dia 14
Às 21h
Ensemble SP
Este dia será marcado pela era romântica que caracterizou a música de câmara do século 19. O grupo Ensemble SP se junta ao clarinetista Luis Afonso Montanha para interpretar clássicos de autores que marcaram esta época como Mozart e Brahms.