Sesc Ipiranga apresenta “Festival Sesc Palco Giratório 2010”
De 3 a 29 de agosto acontece no Sesc Ipiranga o “Festival Sesc Palco Giratório 2010”. O Projeto é uma ação que o SESC mantém para difusão cultural e desenvolvimento das artes cênicas no Brasil, buscando democratizar o acesso à produção artística.
A estratégia de descentralização e intercâmbio teatral conjuga processos e resultados por meio de apresentações, oficinas e debates. Articula, ainda, a ocupação da rede de espaços cênicos do SESC de todas as regiões do Brasil, além de outros espaços e instituições locais.
Programação
Aqueles Dois
O espetáculo “Aqueles Dois”, apresentado nos dias 11 e 12 de agosto, a partir das 21h, foi criado a partir do conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu (1948-1996).
Da rotina de uma “repartição” – metáfora para qualquer ambiente inóspito e burocrático de trabalho, revela-se o desenvolvimento de laços de cumplicidade entre dois de seus novos funcionários, Raul e Saul. É que “num deserto de almas também desertas, uma alma especial reconhece de imediato a outra”. No entanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão.
*Não recomendado para menores de 16 anos.
Ideias de Teto (BA)
“Ideias de Teto” acontece dia 18 de agosto, às 21h. O espetáculo busca nas impressões humanas, contextualizar o real e o imaginário. O espectador é convidado a fazer exercícios visuais num jogo de claros e escuros, luzes e sombras, colagem de imagens multifacetadas, explorando as possibilidades da nossa percepção.
O cenário é a extensão dos corpos dos intérpretes, em que elementos já existentes como paredes, corredores, livros e cadeiras são transformados em objetos que tem a função de inverter a relação do espectador com a gravidade.
Estudo para Lesma (BA)
Nos dias 20 e 21 de agosto acontece o espetáculo “Estudo para Lesma”, com entrada Catraca Livre.
O espetáculo é uma composição entre dança, música, desenho e poesia, propondo uma investigação sobre as possibilidades de apoio do corpo em uma superfície horizontal. A dançarina, apoiada por uma barra de ferro, desloca-se pela parede estudando movimentos inspirados nas lesmas. Os desenhos, feitos ao vivo e projetados na parede, interagem e ampliam a poesia sugerida na cena.