Sesc Ipiranga exibe documentários brasileiros
O Sesc Ipiranga irá exbir todas as quintas-feiras do mês de julho documentários brasileiros que se destacaram no audiovisual.
A produção de documentários no Brasil, busca problematizar o gênero e inventar novas possibilidades de se contar uma história onde ficção e realidade se interpenetram. Por isso, o SESc Ipiranga leva ao público alguns filmes representativos dessa produção.
“Santiago”
- No Mês da Consciência Negra, o Núcleo Ajeum celebra a existência de corpos pretos no Centro Cultural São Paulo
- Espaço de Brincar no Sesc São Caetano Oferece Relaxamento, Criatividade e Conexão com a Natureza em Família
- “Sesc no Parque” Um Domingo de Cultura, Esporte e Diversão no Parque Província de Treviso
- Sesc Santo André: Música e artes cênicas se entrelaçam em uma programação que revisita o samba
Brasil, 2007. 79 min. Direção: João Moreira Salles. Baseado na vida de Santiago, mordomo da família Moreira Salles. O diretor planejou o filme em 1992, mas só em 2005, voltou a trabalhar sobre as cenas gravadas, encontrando outro foco no material rodado. Auditório. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria. Não recomendado para menores de 12 anos. Grátis.
01/07. Quinta, às 20h.
“Jogo de Cena”
Brasil, 2007. 105 min. Direção: Eduardo Coutinho. Com Marília Pêra, Andréa Beltrão e Fernanda Torres. Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida num estúdio. Parte delas foram selecionadas e várias atrizes interpretaram as histórias escolhidas. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria. Auditório. Não recomendado para menores de 12 anos. Grátis.
08/07. Quinta, às 20h.
“Janela da Alma”
Brasil, 2002. 73 min. Direção: João Jardim e Walter Carvalho. Com José Saramago, Wim Wenders, Hermeto Pascoal, Antônio Cícero, Paulo Cezar Lopes. Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual falam como percebem a si e o mundo. Os personagens fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver num mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria. Auditório. Não recomendado para menores de 12 anos. Grátis.
15/07. Quinta, às 20h.
“Pro dia nascer feliz”
Brasil, 2006. 88 min. Direção: João Jardim. O filme aborda a vida de três adolescentes de diferentes estados brasileiros e classes sociais distintas para mostrar suas condições na escola, seus projetos e inquietações. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria. Auditório. Não recomendado para menores de 12 anos. Grátis.
22/07. Quinta, às 20h.
“33”
Brasil, 2004. 90 min. Direção: Kiko Goifman. Documentário com atmosfera noir. 33 anos é a idade do diretor. 33 dias é o tempo limite para encontrar sua mãe biológica. Um road movie entre fumaça, parteiras, cartomantes, porteiros, médicos e detetives. Em parceria com a Programadora Brasil. Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria. Auditório. Não recomendado para menores de 12 anos. Grátis.
29/07. Quinta, às 20h.