Reviva costumes do cinema nos anos 20

Por Redação
02/02/2010 14:36 / Atualizado em 10/02/2010 16:07

O Sesc Ipiranga oferece a partir de amanhã, 3,  D´Outros Tempos, programação especial que busca devolver a história das décadas passadas através do entretenimento. O objetivo é agitar a lembrança e a percepção de imagens, encontros, sonoridades que fizeram parte de uma época. A programação contará com exibição de filmes, encontros dançantes, ambientação e cardápio de época, debates, minicursos, passeios culturais, entre outros.

Confira a exibição gratuita de filmes na programação

Quarta-feira, 3, às 16h

Mamãe faz 100 Anos

Filme ganhador de vários prêmios, que faz uma análise da sociedade espanhola durante o regime de Franco, apresentando uma família que aproveita a reunião de aniversário dos 100 anos da matriarca, para planejar sua morte e apoderar-se de sua herança. Apesar de fraca e doente, a Mama ainda possui caráter forte, impondo sua presença e autoridade frente aos seus individualistas e gananciosos filhos. Direção de Carlos Saura (Espanha). 1979. 100 minutos. Legendas em português. Colorido. Comédia. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Teatro. Grátis.

Quarta-feira, 10, às 16h

Tapete Vermelho, Luiz Alberto Pereira

Sensível, engraçado e comovente, o filme é uma bela homenagem feita pelo cinema ao grande Mazzaropi. Matheus Nachtergaele e Gorete Milagres formam um casal de caipiras que leva o filho Neco, de nove anos, para a cidade a fim de assistir a um filme do artista no cinema. Mas os tempos mudaram e os cinemas desapareceram. No caminho o trio cruza com tipos curiosos provando que as lendas da roça ainda estão bem vivas. Direção de Luiz Alberto Pereira, 2006. Colorido. Comédia. 102 minutos. Auditório. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Grátis.

Quarta-feira, 24

às 15h

Uma Sessão de Cinema dos Anos 20

Programa que ilustra os primórdios do cinema brasileiro por meio da exibição de dois cinejornais. O “Batismo de Carmencita”, de 1921, e Rossi Atualidades nº 126, de 1926, além dos filmes de ficção “Exemplo Regenerador”, de 1919, e “Fragmentos da Vida”, de 1929, produzidos pela Rossi Filmes e recuperados pela Cinemateca Brasileira. Os filmes exemplificam o que se buscava fazer no Brasil nas primeiras décadas do século passado no tocante a uma arte que também acabara de nascer. Distribuição Programadora Brasil – Central de Acesso ao Cinema Brasileiro. Sessão seguida de conversa com historiadora Prof. Dra Sheila Schvarzman. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento. Teatro. Grátis.

Das 16h30 às 17h30

Encontro-debate. O encontro  pretende refletir um pouco sobre como ocorreu esse processo em São Paulo, durante os anos 20. Participação de Sheila Schvarzman, Prof. Dra titular do Programa de Pós Graduação em Comunicação Contemporânea da Universidade Anhembi Morumbi e de História do Cinema Brasileiro.