Sesc Pinheiros traz “O Japão em Imagens e Sons”

Projeto traz palestra, mostra, oficinas e filmes voltados à cultura japonesa

O Sesc Pinheiros traz uma programação especial, vinda direta da terra do sol nascente. O projeto traz um panorama por meio de exposição de cartazes originais de filmes japoneses da década de 50 e 80.

Além disso, conta com palestras, oficinas de origami e mostra de filmes. A mostra vai de 3 de junho à 17 de julho, de terça à sexta, das 10h30 às 21h30 e das 10h30 às 18h30 aos finais de semana e feriados.

Já a mostra de filmes ocorrem sempre às terças, das 15h às 19h30. Todas atividades são Catraca Livre.

Confira abaixo a programação completa do panorama:

Exposição

Abertura da Exposição “O Japão em 4 Cinemas”

Na abertura da exposição de cartazes originais de filmes japoneses que eram exibidos em quatro cinemas do bairro da Liberdade, da cidade de São Paulo, durante os anos 50 e 80, haverá uma performance com uma caligrafista japonesa que fará ideogramas que traduzem o nome da exposição; exibição de uma série de videodepoimentos que resgatam a memória afetiva de pessoas que testemunharam a vida e os filmes nesses quatro cinemas; pocket show com música tradicional japonesa. Auditório e hall dos elevadores ala Paes Leme, 3º andar.

Data e horário: 3/6 às 19h30

Japão em 4 Cinemas

Exposição que homenageia o cinema japonês e as quatro salas de cinema que existiram no Bairro da Liberdade em São Paulo, até meados dos anos 1980 – Cine Niterói (Toei), Cine Jóia (Toho), Cine Tokio (Nikkatsu) e Cine Nippon (Shochiku) – cada uma exibindo filmes das principais produtoras e estúdios de cinema japoneses. A mostra apresenta cartazes e fotos originais utilizados para divulgação dos filmes, além de material iconográfico referente às exibições que aconteciam diariamente. No espaço de exposições do 3º andar.

Datas e horário: De 03/06 a 17/07. Terça a sexta, das 10h30 às 21h30; Sábados, domingos e feriados, das 10h30 às 18h30.

Ambientação do Encontro Internacional de Origami

Cerca de quatrocentos modulares variando entre seis e trinta módulos cada, criados por grandes nomes do universo do origami como Paolo Bascetta, Lewis Simon, Tomoko Fuse, Minako Ishibashi, Saburo Kase, e dobrados pelo grupo de estudos e divulgação de origami de São Paulo – Orisampa, ambientarão o Sala de Convivência do 2º andar com peças espalhadas por todo espaço aéreo. Até 31 de julho.

Datas e horários: De 23/6 à 31/7, de terça a Sexta,  das 12h às 21h30; sábados e domingos, das 10h às 17h30.

Encontro Internacional de Origami -Palestra com Aldo Marcell
Origamista da Nicarágua, fala da construção do processo criativo através do desenvolvimento da observação de formas da natureza. Após a palestra, abertura oficial da Ambientação do Encontro Internacional de Origami. 50 lugares.

Classificação indicativa: maiores de 16 anos

Data e horário: 23/6. às 15h

Oficinas

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Leonardo Vinicius
Pretende desenvolver os conceitos técnicos que envolvem a leitura dos diagramas utilizados para realizar as dobras corretas, dando ênfase aos cálculos usados para se chegar às dobras especificas. Também mostrar os diversos tipos de papeis que existem fazendo com que eles tenham contato com as diversas gramaturas e texturas. 25 vagas.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: maiores de 12 anos.

Data e horário: 24/6 às 19h.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Miyoko Takahashi
Confecção de figuras do cotidiano como copo, flor, cachorro, coração e outras tradicionais como o Tsuru, “pássaro que bate asa” por meio da técnica milenar de dobradura. 25 vagas.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.
Classificação indicativa: maiores de 12 anos.

Data e horário: 24/6 às 13h30.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Veronica Jamkojian
Apresentará a arte do oribana e uma breve contextualização histórica. O Oribana é a união das artes, Ikebana e Origami. 20 vagas. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: Maiores de 18 anos.

Data e horário: 24/6 às 16h.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Aldo Marcel
Artista da Nicarágua, pretende desenvolver a metodologia de criação do autor nas peças desenhadas e trabalhadas, buscando infinitas possibilidades das dobras no processo de criação autoral. 20 vagas.

Público: origamistas de nível intermediário/avançado. Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: maiores de 18 anos
Não recomendado para menores de 18 anos

Datas e horários: 25/ e 26/6 às 13h30.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Alex Satsukawa
Trabalhará na área denominada de Origami-Crise Pattem (Mapa de dobras) com a construção de um personagem de um jogo de videogame chamado Tonberry, uma peça de sua autoria. 20 vagas.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: maiores de 18 anos.

Data e horário: 25/6 às 13h30.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Eva Duarte
O objetivo da oficina é despertar o olhar, a atenção, para as infinitas possibilidades de criação a partir das dobraduras. Além de despertar a curiosidade para as artes visuais e o design, incentivando à fruição. 20 vagas.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: maiores de 16 anos

Datas e horários: 25/6 e 26/6 às 16h e às 13h30.

Encontro Internacional de Origami – Oficina com Sayuri Komoto
Trabalhará a técnica Origami Ningyou – Boneca Japonesas. As origamis ningyous (bonecas japonesas) trazem os encantos da cultura japonesa; as roupas, cabelos e artes orientais estão representadas nestas pequenas figuras. Elas são feitas com um misto de técnicas de origami (dobras em papel) e irogami (cores de papel, a arte de combinar cores). 20 vagas.

Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na rede INGRESSOSESC.

Classificação indicativa: maiores de 12 anos

Data e horário: 26/6 às 16h.

Cinema

A Rotina tem seu Encanto
(Sanma no Aji) Japão, 1962, 112 min., cor, livre. Direção: Yasujiro Ozu. Elenco: Chishu Ryu, Shima Iwashita, Keiji Sada, Mariko Okada, Teruo Yoshida.

Shuhei Hirayama é um viúvo que passa a se preocupar com a filha Tomoko, de 24 anos. Temendo que ela perca toda sua vida cuidando dele, Shuhei passa a procurar um bom homem para se casar com ela. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 7/6 às 19h30

Filho Único
(Hitori Musuko) Japão, 1936, 87 min., p/b., livre. Direção: Yasujiro Ozu Elenco: Chouko Ilda, Shinichi Himori, Masao Hayama, Chishu Ryu.

Primeiro filme falado de Ozu. Uma mãe solteira, operária numa fábrica, sofre para poder criar o filho. Anos mais tarde, este já adulto, se muda para Tóquio para cursar medicina. Após ter se formado, sua mãe resolve ir visitá-lo, esperando encontrar um médico de sucesso, mas encontra um filho desempregado, casado e morando nos subúrbios. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 7/6 às 15h

O Intendente Sansho
(Sansho Dayu) Japão, 1954, 120 min, p/b., 14 anos. Direção: Kenji Mizoguchi. Elenco: Kinuyo Tanaka, Yoshiaki Hanayagi, Kyôko Kagawa, Masao Shimizu.

No final do século XI, Tamaki, mulher da aristocracia, viaja para uma praia de Echigo acompanhada de seu filho Zushio, de sua filha Anju e de uma serva. Durante a jornada os viajantes são enganados por mercadores de escravos e as duas crianças são vendidas ao cruel intendente Sansho. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 7/6 às 17h15

A Porta do Inferno
(Jigokumon) Japão, 1954, 86 min., cor, 14 anos. Direção: Teinosuke Kinugasa. Elenco: Kazuo Hasegawa, Machiko Kyô, Isao Yamagata, Yataro Kurokawa.

Século 12. Em meio aos conflitos e revoltas contra o imperador, um samurai recebe a ordem de escoltar e proteger Lady Kesa, uma mulher da corte. Com a missão cumprida o imperador lhe oferece uma recompensa e o samurai pede a mão de Lady Kesa. A situação se complica quando ele descobre que ela já é casada com um membro da alta classe. Palma de Ouro em Cannes e Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 14/6 às 17h15

Contos da Lua Vaga
(Ugetsu Monogatari) Japão, 1953, 94 min., p/b., 14 anos. Direção: Kenji Mizoguchi. Elenco: Machiko Kyô, Mitsuko Mito, Masayuki Mori, Kinuyo Tanaka, Eitarô Ozawa.

Durante a guerra civil japonesa, no século 16, o pobre oleiro Genjuro e seu cunhado Tobei viajam com as respectivas mulheres à capital da província onde vivem, nas redondezas do lago Biwa, para vender utensílios de cerâmica. Com as vendas, Tobei compra armas e se torna samurai, abandonando a esposa. Genjuro, por sua vez, acaba passando vários dias no castelo da misteriosa Lady Wakasa, quando vai entregar as mercadorias. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 14/6 às 19h30

Juventude sem Arrependimentos
(Waga Seishun ni kui nashi) Japão, 1946, 110 min, p/b., 14 anos. Direção: Akira Kurosawa. Elenco: Setsuko Hara, Susumu Fujita, Denjirô Ôkôchi, Haruko Sugimura, Eiko Miyoshi.

O filme aborda as perdas de liberdade no Japão, dos anos 30 à Segunda Guerra Mundial. Concentra-se no drama pessoal de intelectuais perseguidos por se oporem às diretrizes do governo. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 14/6 às 15h

De Onde se Avistam as Chaminés
(Entotsu no mieru basho) Japão, 1953, 108 min, p/b., livre. Direção: Heinosuke Gosho. Elenco: Hideko Takamine, Haruo Tanaka, Kinuyo Tanaka, Hiroshi Akutagawa.

Adaptado do drama de absurdo de Rinzo Shiina, o premiado filme de Heinosuke Gosho mostra os problemas cotidianos de dois casais da classe operária de Tóquio. O diretor, um dos mais importantes da fase shomingeki (dramas sobre a classe operária), faz um filme com profundo senso humanístico, muito bem-humorado. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 21/06  às 17h15.

Harakiri
(Seppuku) Japão, 1962, 135 min., p/b., 14 anos. Direção: Masaki Kobayashi. Elenco: Tatsuya Nakadai, Rentaro Mikuni, Shima Iwashita, Akira Ishihama.

Por meio de ‘flashbacks’, o filme narra a trágica história de um samurai forçado a vender sua espada real para sustentar sua esposa doente e seu filho. É incitado à vingança quando descobre que seu genro cometeu harakiri – forma honrosa para um samurai cometer suicídio – com uma espada de bambu também por falta de dinheiro. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 21/6 às 19h30

Pai e Filha
(Banshun) Japão, 1949, 108 min., p/b., livre. Direção: Yasujiro Ozu. Elenco: Hohi Aoki, Setsuko Hara, Chishu Ryu, Masao Mishima, Haruko Sugimura.

Jovem vive com seu pai e a família se preocupa com a possibilidade de que ela perca a chance de se casar por causa dele. Preocupado com isso, o viúvo Somiya finge estar se casando novamente para evitar que a filha fique solteira. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 21/6 às 15h

Curtas: Retratos Japoneses

Vários diretores, 2011, 10 min cada. Resultado do curso de produção de audiovisual realizado nos meses de maio e junho no SESC Pinheiros, que trazem uma reflexão sobre a temática do cinema japonês na cidade de São Paulo. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 28/6 às 19h30

Família
(Kazoku) Japão, 1970, 106min., cor, livre. Direção: Yoji Yamada. Elenco: Chieko Baisho, Hisashi Igawa, Chishu Ryu, Takeshi Kinoshita.

A mina de carvão onde Seiichi trabalhava foi fechada e ele decide emigrar para um pequeno povoado em Hokkaido com sua família. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 28/6 às 15h.

Fim de Verão
(Kohayagawa-ke no Aki) Japão, 1961, 103 min., cor., livre. Direção: Yasujiro Ozu. Elenco: Ganjiro Nakamura, Setsuko Hara, Yôko Tsukasa, Michiyo Aratama.

A família Kohayagawa é proprietária de uma pequena fábrica de saquê. A crise do período pós-guerra obriga o patriarca Manbei a incorporar sua fábrica a uma grande empresa. Enquanto isso, a filha mais nova, Noriko, está à espera de um casamento arranjado, além de ajudar sua cunhada viúva a encontrar um novo marido. Auditório, 3º andar. Retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria, piso térreo.

Data e horário: 28/6 às 17h15

Por Redação