Sesc Pompeia realiza oficinas “Ponto BR”

Nos dias 4 e 5 de novembro o Sesc Pompeia promove oficinas “Ponto BR”, com a entrada Catraca Livre.

Ponto é o nome dado aos cantos de diversos batuques de nossas manifestações populares, e é arte brasileira de primeira grandeza.

Formado por músicos contemporâneos e mestres da cultura tradicional, “Ponto BR” propõe, por meio de shows e oficinas, que o espaço da arte seja um local de encontros e diálogos possíveis entre vertentes e gerações distintas, onde diferenças estéticas, temporais e sociais são harmonizadas revelando uma nova via para o fazer artístico.

Retirada de ingresso na bilheteria, 30 minutos antes do início da atividade.

Confira a programação

Dia 4

Às 15h

Oficina de Maracatu
Com Mestre Walter França

Mestre Walter França é chefe do Baque e compositor das loas do “Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife”, grupo fundado em 1906.

Começou na música aos 4 anos de idade ao lado dos 21 irmãos e do pai Zacarias, artista popular fundador da mais tradicional escola de samba do Recife, a “Gigantes do Samba”, e de outros folguedos como Pastoril, caboclinhos e cocos.

Mestre de bateria da Gigantes por 10 anos, assumiu em 1986 a chefia do “Estrela Brilhante”.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Às 19h

Oficina de Caixa do Divino
Com  Zezé Menezes

Zezé Menezes é caixeira do Divino Espírito Santo e Primeira “ekedi” da Casa Fanti Ashanti, um dos mais tradicionais terreiros de São Luís, MA. Conhecendo profundamente os vários gêneros realizados na casa, ministra oficinas de Caixa do Divino e Tambor de Crioula em diversos estados brasileiros.

Gravou os CDs “Caixeiras Cantam para o Divino” (Associação Cachuêra/Itaú Cultural), “Baião de Princesas” (A Barca/CPC-UMES) e “Tambor de Mina na Virada Pra Mata” (Associação Maracá).

Atenção! As mulheres devem ir à oficina de saia.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Dia 5

Às 15h

Oficina de Bumba Boi de Maracanã
Com Humberto de Maracanã

Humberto de Maracanã é líder do Bumba Boi de Maracanã (MA). Considerado o maior compositor e cantador de Bumba Boi da Ilha de todos os tempos, é líder do Bumba Boi de Maracanã, comunidade centenária com mais de 600 integrantes, sendo um dos dois maiores e mais conhecidos grupos tradicionais do estado.

Lançou os CDs: 25 anos de toadas do Guriatã (1998); São João meu Santo Forte (1999); Luz de São João (2000) e CD Duplo (2001), além de participar dos documentários Tambores do Maranhão; Música do Brasil e Turista Aprendiz.

Não recomendado para menores de 12 anos.

Às 19h

Oficina de Rabeca
Com Seu Nelson da Rabeca

Seu Nelson da Rabeca, de Marechal Deodoro (AL), é um homem desassombrado. Com quase 60 anos viu um violino na televisão. Achou bonito, quis tocar. Para tocar precisava fazer um, que em Marechal Deodoro não tinha. Sacou das ferramentas, e de um bom pedaço de árvore fez seu violino, que chamaram de rabeca.

Hoje é compositor, rabequeiro e luthier afamado, gravou três discos, viajou o Brasil todo tocando xotes, baiões, marchas, cocos e folias, sons que ele ouviu desde sempre nas Alagoas, outros que ele também viu TV. Sempre ao lado de sua companheira Benedita, voz de rabeca boa, simpatia de madrinha.

Atenção! Os interessados deverão levar seu instrumento (rabeca).

Não recomendado para menores de 12 anos.